A partir do dia 1 de outubro, as agências da receita estadual de Laranjeiras do Sul e Pitanga deixarão de funcionar. As duas fazem parte das 18 agências que serão desativadas no Paraná. As duas agências fazem parte da 5ª Delegacia com sede em Guarapuava, assim como a de São Mateus do Sul, que também será fechada.
De acordo com o delegado da Receita Estadual da 5ª Delegacia, José Clodoaldo Munhoz, o funcionamento nessas agências segue normal até 30 de setembro. “Os municípios atualmente atendidos pelas agências de São Mateus do Sul passarão a ser atendidos pela agência de Irati. E os municípios atendidos pelas agências de Laranjeiras do Sul e Pitanga passarão a ser atendidos pela agência de Guarapuava”.
FECHAMENTO DE AGÊNCIAS
Conforme informou o delegado, a diminuição do número de agências da Receita Estadual se deve a alguns fatores. Entre eles, a redução no número de servidores disponíveis para atendimento nas unidades administrativas da Receita Estadual.
“Isso ocorreu em função das aposentadorias concedidas nos últimos anos. Atualmente 169 Auditores Fiscais (24,42% dos ativos) estão em condições de aposentadoria imediata”.
Além disso, de acordo com Munhoz, outros fatores contribuíram para o fechamento dessas agências. Entre eles, a baixa procura dos cidadãos por atendimento presencial. E ainda o fato de que quase todos os serviços oferecidos pela Receita estão disponíveis via internet.
Os imóveis ocupados pelas três unidades são de propriedade do governo estadual. Assim, poderão ser cedidos órgãos da administração estadual, que utilizam imóveis alugados. Confira as resoluções que desativam as agências e redistribuem os municípios.
Leia outras notícias no Portal RSN.