Laranjeiras do Sul tem 30 novos leitos para a Covid-19

Governo do Estado autorizou nesta segunda (25) o funcionamento de 10 novos leitos de UTI e 20 de enfermaria exclusivos para pacientes com o novo coronavírus

Laranjeiras do Sul tem 30 novos leitos para a Covid-19 (Foto: Placido Damiani/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

Trinta novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde nessa segunda (25). E assim, poderão receber pacientes no Instituto São José, em Laranjeiras do Sul.

De acordo com o secretário de Saúde Beto Preto, são 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos de enfermaria que passam a constar na Central de Regulação do Estado do Paraná.

(Foto: Placido Damiani/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

“São leitos estratégicos para a região do médio Centro-Oeste do Estado e atenderão cerca de 70 mil habitantes que fazem parte da Assiscop, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná. São leitos exclusivos para Covid-19 e servirão de referência para a Região”.

De acordo com Beto Preto, após pandemia os leitos deverão permanecer ativos para a assistência especializada, como parte da estratégia de regionalização dos serviços de saúde. Nessa segunda, a equipe da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, fez a auditoria e a vistoria final da estrutura dos leitos para liberar o funcionamento.

O valor de custeio mensal dos leitos é de cerca de R$ 420 mil e passa a ser feito pela secretaria estadual da Saúde. Além da remuneração da equipe profissional, o contrato inclui medicamentos, insumos, equipamentos de proteção e a manutenção geral.

(Foto: Placido Damiani/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

MUNICÍPIOS DA REGIÃO

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, disse que a ativação dos leitos representa grande avanço para a saúde regional “O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde, realiza um sonho antigo da Região que não tinha leitos de UTI via o SUS”.

Conforme Berto Silva, os equipamentos já haviam sido adquiridos anteriormente, em 2018, também em parceria com o Governo do Estado, mas não tinham sido ativados. “Ao longo do tempo muitas vidas foram perdidas na estrada buscando leitos de UTI a 140 ou até mais quilômetros de distância. Por isso, a data de hoje é um marco para a saúde da Região”.

Fazem parte da Assiscop os municípios de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Marquinho, Virmond e Rio Bonito de Iguaçu.

(Foto: Placido Damiani/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

LEITOS E ESTRUTURA

A Região macro Oeste do Estado, onde estão inseridos os municípios da Assiscop, conta hoje com 71 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. A taxa de ocupação é de 38%. Além disso, existem 131 leitos de enfermaria clínica, com taxa de 21% de ocupação.

O Governo do Estado conta hoje com 1.748 novos leitos, já em funcionamento, exclusivos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus. São 601 apenas de UTI (adultos e pediátricos), entre implantados ou aprimorados na rede hospitalar estadual já existente. Além de leitos contratados em hospitais particulares e filantrópicos. Desses novos leitos, 1.147 são de enfermaria e já estão à disposição.

Caso seja necessário, a ampliação pode ser ainda maior para assegurar atendimento adequado à população. Por fim e ainda como parte da estratégia voltada à Covid-19, as obras dos hospitais regionais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã estão aceleradas para oferecer novos leitos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ECONOMIA

Paraná perde quase R$ 1,5 bilhão em arrecadação no 1º semestre

INSPIRAÇÃO

Projeto do grupo turvense Gralha Azul é premiado internacionalmente

LIQUIDA DO BEM

Shopping Cidade dos Lagos promove liquidação solidária

Comentários