Cristina Esteche, com assessoria
O deputado Nereu Moura, líder do PMDB, protocolou na tarde dessa quarta feira (04) na Assembleia Legislativa, projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Laranjeiras do Sul. De acordo com o deputado, a região metropolitana garante inúmeros benefícios aos municípios que dela fazem parte, além de um planejamento e desenvolvimento conjunto.
"Trata-se de uma pretensão amparada na absoluta necessidade de integrar uma importante região do Estado". Segundo peemedebista, Laranjeiras do Sul, já é sede da microrregião e todos os municípios possuem identidade cultural, econômica e social, justificando a apresentação da proposta.
O projeto, porém, bate com a proposta do deputado estadual Artagão Junior (PMDB), avalisado pelo também deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB), criando a Região Metropolitana de Guarapuava, na qual estão inseridos Laranjeiras do Sul e demais municipios que integram a Cantuquiriguaçu. Esse projeto tramita na Assembleia desde a primeira sessão ordinária do atual exercício legislativo.
De acordo com o projeto de Nereu Moura, a Região Metropolitana de Laranjeiras do Sul será constituída por 10 municípios, que constam no projeto da RM de Guarapuava. Além da sede farão parte Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Cantagalo, Marquinho, Palmital, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu. A proposta permite ainda a inclusão de outras cidades, desde que comprovado o interesse comum entre as demais.
Nereu Moura observa que entre as vantagens da região metropolitana está a ampliação de financiamentos na área social, como habitação, por exemplo. Os municípios também passam a planejar de maneira integrada seu desenvolvimento econômico e social, soluções de saneamento básico (abastecimento de água, rede de esgoto e serviço de limpeza pública), uso do solo metropolitano, transporte e sistema viário, consórcios para destinação correta de resíduos sólidos, entre outros.