22/08/2023


Geral

Lei da Ficha Limpa foi tema de redação da UFPR

imagem-33617

A Lei da Ficha Limpa foi selecionada como um dos temas da redação do concurso vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada no último domingo (11). Também foram temas da redação a morte da cantora Amy Winehouse e os limites das ações da sociedade sobre o indivíduo; a crise econômica na Espanha; um comparativo entre as manifestações estudantis de hoje e na França de 1968; e os efeitos da meia-entrada para estudantes sobre os preços no setor de entretenimento.

Na avaliação do deputado Cesar Filho, um dos autores do projeto da Ficha Limpa no Paraná, a utilização da Lei como tema da redação foi fundamental para que milhares de estudantes que estão ingressando no mundo acadêmico tivessem maior conhecimento sobre a importância dessa Lei. “Foi uma grande divulgação, pois os candidatos tiveram que estudar sobre a Lei e se inteirar sobre o assunto”, enfatiza Cesar Filho.

Ficha Limpa no Paraná

De acordo com o projeto, a Lei da Ficha Limpa Paraná amplia e radicaliza sanções da lei federal da Ficha Limpa, que vale apenas para impedir candidaturas a cargos eletivos de pessoas que venham a sofrer condenação judicial em segunda instância.

Segundo Cesar Filho, a Lei da Ficha Limpa Paraná veda a ocupação de cargos públicos em comissão por pessoas que tenham sido condenadas por crimes contra a economia popular, a fé pública, o sistema financeiro, o meio ambiente e a saúde pública.

Também ficam impedidos de ocupar cargos no Paraná os que tiverem sentença condenatória transitada em julgado por tortura, racismo, tráfico de entorpecentes, terrorismo, escravidão e formação de quadrilha.

“Essa lei é um avanço fantástico para a administração pública. Sua aplicação irá, literalmente, impedir que as raposas cuidem do galinheiro”, afirma Cesar Filho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo