22/08/2023
Política

Lei de criação da Ferrosul segue para sanção do governador Pessuti

Da redação (com AEN) –  Foi aprovado nesta terça-feira (8), em terceira discussão, o Projeto de Lei nº 127/10, que cria a Ferrovia de Integração do Sul S/A (Ferrosul). O projeto agora segue para sanção do governador Orlando Pessuti (PMDB).
O projeto recebeu, na votação em segunda discussão emenda de plenário, que foi votada e acatada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), estabelecendo a ligação da ferrovia também entre as cidades de Cianorte e Guaíra.
A criação da Ferrosul foi discutida no âmbito dos legislativos estaduais. Para isso, foram apresentados projetos de lei para que fosse criada a empresa, que tem como propósito de sob controle público, planejar, construir e operar ferrovias em bitola larga e métrica e sistemas logísticos no Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
"A Ferrosul vai permitir a integração ferroviária dos quatro estados do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, inclusive com países vizinhos como a Argentina e o Paraguai", destacou o deputado Reni Pereira (PSB), relator matéria na CCJ.

REPERCUSSÃO
Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, ¨os deputados paranaenses atuaram com rapidez, a partir da entrega da mensagem, firmada pelo governador Requião e levada à Assembléia em mãos pelo então vice-governador Orlando Pessuti.Todos os parlamentares, de todos os partidos uniram-se em torno da criação desta importante ferramenta para o desenvolvimento regional, do Brasil e da América do Sul. Um belo exemplo de que é possível a união da sociedade em torno de projetos estratégicos¨,comemorou Gomes.
O projeto de lei que cria a Ferrosul permite alterar a denominação e os fins sociais da companhia estatal paranaense Ferroeste, que receberá o nome de Ferrosul, passando a ter a participação acionária dos estados do Sul, integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). A iniciativa também assegura a celebração de acordo de acionistas da Ferroeste garantindo a participação dos demais Estados na gestão da nova empresa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo