22/08/2023

Lei Maria da Penha em pauta na Assembleia

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta próxima segunda-feira (15), no horário do Grande Expediente, a coordenadora do Projeto RAABE, Alessandra da Silva Soares, falou sobre o movimento e a função social da Lei Maria da Penha. O pronunciamento aconteceu por proposição do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB).

De acordo com o parlamentar, o Projeto RAABE pretende combater a violência doméstica através da realização de encontros mensais com palestras e orientações gratuitas de advogados, psicólogas e assistentes sociais, reunindo mulheres que foram vítimas de todo e qualquer tipo de violência. Este movimento começou nos Estados Unidos há cerca de dois anos, e já está organizado em cinco países.
No Brasil existe em vários estados, apenas com mulheres voluntárias que realizam visitas e ouvindo o relato daquelas que já sofreram violência física ou psicológica, prestando todo tipo de assistência e incentivando a denúncia, que é recebida de forma anônima. A partir daí é feito o encaminhamento para órgãos competentes.

CONSCIENTIZAÇÃO

O grupo, que usa como símbolo um lenço escarlate, realiza também a distribuição de panfletos nas ruas das cidades, alertando para a necessidade de denunciar os agressores. Assinalam ainda que a violência faz vítimas de todas as classes sociais, envolvendo brigas domésticas, uso de drogas e bebidas alcoólicas. De acordo com a Assessoria de Imprensa do deputado, recentemente, durante um encontro com o deputado Pastor Edson, elas destacaram que mesmo com a Lei Maria da Penha, que prevê severas penas aos agressores, a cada 15 segundos uma brasileira é vítima de violência.

Desde 1991, no Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro, acontece uma ampla divulgação do trabalho do grupo. Segundo os organizadores do movimento, o projeto é chamado de RAABE devido à história relatada na Bíblia de uma jovem mulher que tinha esse nome, e que vivia como prostituta. Porém, ao ouvir falar do Deus, ela decidiu começar uma nova vida, largando todo o seu passado para seguir sua fé.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.