O leilão do Lote 1 da nova concessão rodoviária do Paraná começou às 14h de hoje (25) na Bolsa de Valores de São Paulo. Houve a abertura de envelopes de duas empresas que apresentaram as propostas. O consórcio Infraestrutura Brasil Holding XXI venceu o leilão ao oferecer um desconto de 18,2% sobre as tarifas básicas. O grupo venceu a outra concorrente, que ofereceu desconto de 8%.
O trecho da concessão é de 473 quilômetros de rodovias estaduais e federais, que ficam entre os Campos Gerais, Centro-Sul e Curitiba. A empresa vencedora deverá gastar pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras e manutenção das estradas.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, as manutenções ocorrerão nas rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. O contrato da empresa será de 30 anos. Entre as obras, estão 344 quilômetros de duplicação e 210 quilômetros de faixas adicionais. Entre elas, a duplicação de um trecho entre Curitiba e Prudentópolis.
Além disso, 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas. O valor máximo para o quilômetro rodado é de R$ 0,10673. Essa é a tarifa-base disputada, onde os descontos terão impacto sobre as tarifas das praças de pedágio. Entre elas, estão Irati na BR-277, e Imbituva na BR-373.
Conforme as informações, o custo para o quilômetro rodado envolve uma série de ressalvas, como o volume de tráfego, quantidade de obras, taxa de retorno financeiro e quilometragem do contrato. A conta ainda permite uma composição das praças de pedágio que muitas vezes não é uniforme.
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