22/08/2023


Cotidiano Economia Esportes Guarapuava

Leilão promovido pelo Batel vai ajudar associação que auxilia autistas

O leilão será no intervalo da partida. Camisetas autografadas pelos craques do Batel e também da seleção máster serão vendidas

batel

Os valores do leilão de uma das camisas serão doados a AGMA (Imagem: Ascom)

A Associação Atlética Batel divulgou mais uma parceria para o amistoso do Batel Máster vs Selecionado Máster. Assim, ao receber astros da bola desfilando seu futebol em gramados guarapuavanos haverá homenagens no Estádio Waldomiro Gelinski. De acordo com a assessoria do time, os familiares e os autistas da Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA) terão um espaço especial dedicado a eles.

Isso porque o valor arrecadado com o leilão de uma das camisas autografadas camisetas será revertido para a associação. “É sempre uma honra poder ajudar esta associação que faz um lindo trabalho de conscientização, busca por profissionais e proporciona acesso à informação sobre um assunto que cada vez mais é discutido em nosso país. Essas pessoas são merecedoras por todo esforço dia pós dia”, afirmou o presidente do Batel e idealizador da ideia, Bernardo Feler.

A associação foi fundada em 2013 em Guarapuava (Imagem: Ascom)

ASSOCIAÇÃO

A Associação Guarapuavana Mundo Azul foi fundada em 2013, com sete famílias e hoje já atende mais de 140. Tudo começou com a Ana Paula, que tem gêmeas que foram diagnosticadas com autismo em Curitiba. Após o médico afirmar que o tratamento deveria ser feito na capital por conta da pouca estrutura guarapuavana, ela se viu na necessidade de fazer de tudo para que Guarapuava também tivesse acesso aos tratamentos adequados para as outras famílias que aqui vivem. “Hoje temos clínicas com equipes de fonoaudiólogos, psicólogos, terapeuta ocupacional, é um grupo multifuncional. Nós ficamos muito felizes que hoje termos universidades que nos ajudam com profissionais e estudantes que desejam seguir essa área”, explica Losanja Dos Santos, atual presidente da AGMA.

Além disso, o principal objetivo da associação é o apoio aos familiares. A Losanja explica quem mais sofre com o diagnóstico são os pais e que o apoio no momento da descoberta é fundamental. “É muito difícil para os pais receberem a notícia. Além disso, muita gente cobra uma atitude deles pois percebem que a criança tem um comportamento diferente. A escola, a sociedade, os médicos, todo mundo cobra”, completa Losanja.

Por isso que a associação é importante, para cuidar dessas pessoas. “De abril de 2018 até novembro de 2019, entretanto, nós nos encontramos todos os meses, fizemos várias ações com escolas, prefeitura e etc. Todas as reuniões que fazemos é acompanhado por um profissional da área.Assim, hoje nós estamos com uma psicóloga, porque os pais também ficam angustiados. Mas já tivemos advogados para explicar os diretos que nós temos e que as pessoas não sabem, já tivemos pedagoga”, finaliza.

AUTISMO

Segundo artigo publicado pela revista Autismo, o autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit em três importantes áreas do desenvolvimento: comunicação, socialização e comportamento. Assim, não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento.

“Antes eu achava que era uma coisa de outro mundo, hoje eu sei que o autismo é uma maneira de ser. Quando nos aceitamos o nossos filho do jeito que ele é, muda tudo”, conta Losanja. O filho da atual presidente da Associação tem um grau leve de autismo, então ele não gosta de muitas pessoas, barulho e gosta de ficar na dele.

Além de presidente da AGMA, a Losanja trabalha como Policial Militar, seu marido é autônomo e o dois tem um adolescente de 16 anos que é autista. “Eu conheci a associação na escola do meu filho. Quando tivemos o diagnóstico, ele tinha 4 anos e a diretora da escola me contou sobre a associação e falou para eu ir com o objetivo de trocar experiência e então eu procurei a vice-presidente Ana Paula, ela me explicou tudo e eu comecei a participar”, explica Losanja.

(Foto: Ascom)

LEILÃO

O leilão está marcado para o intervalo da partida. Será montado um palco dentro do campo e quem der o maior lance vai poder levar para casa uma camiseta totalmente autografada pelos craques do Batel e também da seleção máster.

Os ingressos já estão sendo vendidos e você pode encontrar on-line pelo site ou nos pontos físicos na loja oficial do Batel, no Box Universitário,KM universitário e na loja American Club.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo