Os 11 leilões de gado de corte e leiteiro programados para a Expogua (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava), devem movimentar mais de R$ 2 milhões. Cerca de 3 mil animais estarão à venda. A expectativa é que sejam comercializados 100% dos animais, como afirma o presidente da Gralha Azul Remates, Denilson Baitala. “Esperamos ter total liquidez. São animais de alto padrão genético, tanto nas raças como nos animais cruzados para cria e engorda”. O valor movimentado com as vendas deve superar R$ 2 milhões.
Outra oportunidade de negócios durante o evento será o Shopping de Ovinos, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de agosto, organizado pela Ovinopar (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos). “Cada produtor vai deixar seu preço fixado e a negociação estará disponível. Além dos animais expostos, teremos balcão de negócios. A procura sempre é bem grande, já que são animais de ponta”, comentou o presidente da entidade, Conrado Ernesto Rickli.
Confira as características das principais raças leiloadas e a programação.
Raças
– Canchim
A principal função dessa raça, segundo o engenheiro agrônomo Tiago Bastos, é introduzir rusticidade e produtividade no gado comercial. “A formação do canchim foi feita no Brasil, através da Embrapa, sendo constituído com 5/8 de charolês e 3/8 de zebu. O touro melhorado que a gente procura para o mercado é um touro que atenda as diversas necessidades de cada região”.
– Braford e hereford
O braford surgiu do cruzamento entre a raça britânica hereford e a norte-americana brahman. “O braford tem bastante rusticidade, sendo extremamente precoce e dócil. Tem carne com gordura impermeada, que é o que o mercado procura. O ganho de peso é rápido e as fêmeas são bastante férteis”, afirma o agropecuarista José Hamilton Moss.
– Brangus
O brangus é uma raça sintética proveniente do cruzamento do angus com o zebu, sendo constituído com 71,5% de angus e 37,5% de zebu, conforme o agropecuarista Aldoino Goldoni Filho. “Suas principais características são a rusticidade, a qualidade da carne, a docilidade, a habilidade materna e a precocidade. Foi inventada nos Estados Unidos e veio para o Brasil há mais de 50 anos, começando no Rio Grande do Sul”.
– Angus
O angus, proveniente da Escócia, teve sua criação iniciada no Brasil em 1906. A Adriane Araújo Azevedo salienta que essa é uma das principais raças no país atualmente, por sua precocidade e qualidade da carne. “A habilidade materna deles é muito boa, a fêmea desmama os bezerros com um peso interessante. A carne tem bastante marmoreio, que gera a macieza, por isso a raça está tão em alta para ser usada nos cruzamentos”.
– Charolês
O charolês é um animal precoce que se destaca pelo rendimento de carcaça. “O gado charolês é o que mais ganha peso. Não há espécie que supere esse nível”, considera o agropecuarista Josef Pfann Filho. Outras características são a fertilidade e a habilidade materna, além da longevidade.
– Nelore
Segundo o agropecuarista Marcio Mendes de Araujo, o nelore é a raça que mais vende no mercado brasileiro. “É uma raça superior de carne tipo exportação, muito forte de vendas. O nelore é a força de uma raça”. Atualmente, sua carne considerada saudável e natural é exportada para mais de 140 países.
– Brahman
O brahman é originário dos Estados Unidos, sendo relativamente novo no Brasil. “É uma raça muito precoce, produz animais pesados, com bom acabamento de carcaça e deposita gordura rápido. É ideal para cruzar com raças europeias, produzir animais pesados e com pouca idade para dar uma carcaça jovem acabada”, destaca o leiloeiro Max Tedy Teixeira.
– Tabapuã
O tabapuã foi desenvolvido no Brasil na década de 40. Conforme o agropecuarista e veterinário Edson de Azevedo Ribeiro, a raça tem excelente habilidade materna e é dócil. “É uma ótima opção para cruzamento industrial, com boa fertilidade e acabamento de carcaça. Está presente em todo o Brasil, com 200.000 animais registrados. Tem uma boa aceitação, principalmente para o cruzamento com taurinos”.
– Caracu
O caracu, de acordo com o zootecnista Marcelo Antoneli, apresenta boa habilidade materna e é excelente produtor de leite. “São animais que conseguem se adaptar facilmente a diversos ambientes e extrair o máximo dos alimentos para converter no seu desenvolvimento. A ganha de peso é significativa, são dóceis e de fácil manejo. A região reconhecida pela qualidade genética do caracu no Brasil é o Paraná; tanto Guarapuava como Palmas são pontos de referência”.
Programação
– Leilão Canchim 40 anos
03/08, sexta-feira, 19h
30 touros a campo registrados, 10 fêmeas registradas, 100 bezerros selecionados e 50 novilhas cruza
– 9º Leilão Balde Cheio
04/08, sábado, 14h
Novilhas prenhas e vacas em lactação
– 1º Leilão Braford sem Fronteiras
04/08, sábado, 19h
30 touros braford, 8 touros hereford, 20 vacas hereford e 60 novilhas cruza braford
– 1º Leilão Brangus Nobre Evolução
05/08, domingo, 14h
15 touros registrados
– 10º Leilão União Rural
05/08, domingo, 15h
1.000 bezerros e novilhas selecionadas
– 10º Leilão Amigos Gado de Corte
10/08, sexta-feira, 19h
800 cabeças
– 10º Leilão Angus
11/08, sábado, 20h
Touros registrados, fêmeas PO e cruzamentos certificados
– 19º Leilão Expobrasil de Charolês
12/08, domingo, 14h
Touros e fêmeas registrados, bezerros e novilhas selecionados
– Leilão Reprodutores Nelore e Brahman
12/08, domingo, 16h
Touros e fêmeas registrados
– 3º Leilão Tabapuã Superior do Paraná
12/08, domingo, 17h
25 touros PO e 10 fêmeas PO
– Leilão Caracu Rincão da Trindade
12/08, domingo, 18h
10 touros PO e 20 novilhas
– Shopping de Ovinos – Ovinopar
10 a 12/08, sexta-feira a domingo
Reprodutores, matrizes e rebanho geral
Com assessoria