Um dos grandes nomes do futebol, Mario Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 26 de dezembro no Hospital Barra D’Or, por falência múltipla de órgãos, em decorrência de uma progressão de múltiplas comorbidades. A morte aconteceu nessa sexta (5), mas a informação foi publicada no começo da madrugada deste sábado (6) pelo perfil oficial.
Conforme a nota oficial, Zagallo era “um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, O velório e sepultamento vão ocorrer neste domingo (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, às 16h. O público poderá se despedir da lenda brasileira às 9h30 na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
Zagallo é a única pessoa a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico. Ele ainda esteve no comando da Seleção em 1974 (quarto lugar) e 1998 (vice-campeão), além de ter sido novamente coordenador em 2006.
CARREIRA
Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em Atalaia, município de Alagoas. Ainda bebê, mudou-se com a família para a Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Ele passou primeiramente pelas categorias de base do América, antes de ir para o Flamengo, clube onde recebeu o título de tricampeão carioca, de 1953 a 1955. Servindo ao Exército, Zagallo esteve presente na final da Copa, no Maracanã, e viu a derrota do Brasil para o Uruguai.
Em 1958, conquisto o primeiro título de Copa do Mundo. No mesmo ano, ele transferiu-se para o Botafogo, quando atuou ao lado de Nilton Santos, Garrincha e Didi. Além disso, Zagallo também se consagrou bicampeão carioca em 1961 e 1962, do Rio-São Paulo de 1962 e 1964, e retornou à Seleção ao lado dos companheiros para levar o bicampeonato da Copa, em 1962.
Zagallo se aposentou como jogador em 1964, já dando início a carreira como técnico. Em seguida, em 1968, ele conquistou a Taça Brasil, além do bicampeonato carioca. Inclusive, ele comandou a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, unindo no mesmo time nomes como Gerson, Rivellino, Jairzinho, Tostão e Pelé.
O velho Lobo também conquistou o quarto título de Copa do Mundo, desta vez como coordenador técnico, auxiliando Carlos Alberto Parreira em 1994, nos Estados Unidos. Em 2006, ele voltou novamente como coordenador na Copa do Mundo, até as quartas de final.
(*Com informações do Globo Esporte e ‘o Dia’)
Leia outras notícias no Portal RSN.