22/08/2023

Li e não acreditei, mas é fato!

Confesso que li e não acreditei. Tive que reler e o pior é que é fato. Uma matéria do jornal Gazeta do Povo, edição desta quinta (20) mostra a reclamação oficial feita pelos deputados federais Fernando Giacobo, Nelson Meurer (PP) e Osmar Serraglio (PMDB) à Casa Civil e  à Secretaria de Relações Institucionais do Governo. No ofício eles criticam a atitude, definida por eles como sendo antiética, do também deputado Zeca Dirceu (PT). O que os parlamentares reclamam é que o petista está “tomando” seus municípios.  “Há mais de dois anos o Zeca invade meu município”, afirma Osmar Serraglio.

Isso mesmo! Tomando seus municípios, como se ainda estivéssemos vivendo na era dos  coronéis, dos “currais” eleitorais”.

Quer  dizer então que se um deputado é convidado pelo prefeito ou por outras lideranças para ir a determinado município, para que consiga recursos que beneficiem a população, se o parlamentar não for daquela região, não poderá ir? Desde quando o Paraná possui fronteiras que impeçam um político de ultrapassá-la?

Os deputados observam também que apresentam emendas, que vão atrás de verbas orçamentárias e quando isso se concretiza Zeca  assume a autoria da conquista. Dizem ainda que prefeitos afirmam que são pressionados pelo petista.

Giacobo, que tem sua base no Sudoeste, onde Zeca Dirceu esteve recentemente a convite de um prefeito, exemplifica: “o município X vai receber verba para a construção de uma grande creche. Isso foi conseguido por meio de uma ação parlamentar, pela base do governo. E, quando a verba sai, o Zeca mente e diz que fez tudo sozinho”.

“Em nenhum momento”  Zeca Dirceu diz que se apropriou de ação de qualquer deputado ou de ação que  não tenha participado. “A questão é que eles estão incomodados com minha presença por conta da disputa eleitoral e me surpreende que transformem isso em ameaças”, diz.

Para Zeca Dirceu, os ataques dos colegas não passa de pressão ­­pré-eleitoral. “Nós somos concorrentes. Coinci­­dentemente, no começo desta semana visitei o Sudoeste do estado, região onde moram os deputados Meurer e Giacobo e também onde o Serraglio tem família e eleitores. Eu fui a convite dos prefeitos e fui recebido com grande festa e grande público, mesmo sendo um município da atuação deles”, disse à GP.

Eu particularmente, já vi muitos prefeitos que apoiam outros deputados federais, pedirem para Zeca Dirceu intermediar liberação de recursos federais e comentarem que o petista é quem tem força na esfera federal.  Eu mesma já coloquei prefeitos ao telefone com o deputado. Fazem isso, por “debaixo do pano” porque os prefeitos precisam conquistar recursos sem perder apoios parlamentares.

Tudo bem que estamos às vésperas de uma  eleição e cada um prepara as armas que tem. Mas daí querer delimitar território político, determinando num mapa imaginário qual município é o seu, é conclamar o retrocesso. Ou então, esses protagonistas nunca deixaram a política retrógrada de lado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo