22/08/2023
Saúde

Libéria diz ter localizado pacientes com ebola que fugiram de isolamento

O governo da Libéria anunciou nesta terça feira (19) ter localizado os 17 pacientes com suspeita de ebola que haviam fugido de um centro de isolamento em Monróvia no fim de semana. Eles foram transferidos para uma outra clínica, segundo o ministro da Informação local.

“Estamos felizes de confirmar que todos os 17 indivíduos foram encontrados e agora foram transferidos para o centro especializado em ebola JFK”, disse Lewis Brown. O ministro também informou que três médicos africanos infectados com o ebola que receberam a droga experimental Zmapp estão apresentando “sinais notáveis de melhora”.

Os doentes fugiram no domingo (17), após o centro de isolamento ser invadido e saqueado por homens armados com cassetetes e facas.

Brown, porta-voz oficial designado pela presidente Ellen Johnson Sirleaf para todas as questões relacionadas ao ebola, sugeriu a possibilidade de colocar em quarentena o bairro de West Point, de 75 mil habitantes, onde o centro havia sido instalado recentemente em uma escola.

Segundo várias testemunhas, os criminosos gritavam palavras hostis à presidente Sirleaf e diziam que não há ebola no país.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.