22/08/2023
Geral

Licença maternidade é uma conquista das servidoras em Guarapuava

As futuras mamães poderão passar mais tempo com seus filhos depois de seu nascimento, já que o prefeito Cesar Silvestri Filho sancionou a lei que aumenta o tempo da licença maternidade de 4 para 6 meses. Até essa etapa da vida os bebês não precisam de outro tipo de alimento, pois o leite materno tem a quantidade certa de nutrientes que eles precisam.

Segundo a servidora Dilmara de Oliveira Taborda, há 18 anos trabalhando na prefeitura do município, a nova lei vem a favorecer as mulheres como funcionárias e também como mãe. “Tenho uma filha de um 1 ano e 9 meses, pude acompanhar,  parcialmente, os primeiros meses que são fundamentais para a criança. O leite da mãe nos horários corretos é importante e até para o próprio desenvolvimento. Fiquei apenas 4 meses com ela, mas fico feliz em saber que essas necessidades foram atendidas e a partir de agora o tempo aumentará para 6 meses”.

A funcionária do município, Valéria Lustosa, vai poder passar mais tempo com seu filho. Ela está nas primeiras semanas de gravidez, pouco mais de 8 semanas. “Estou aproveitando cada fase que estou passando e fico feliz em saber que depois de nascer terei mais tempo para ficar com ele. Acho super importante acompanhar o crescimento do bebê principalmente nos primeiros meses. Assim podemos evitar uma serie de transtornos e dificuldades, como exposição a doenças e por amamentar na idade certa”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.