22/08/2023



Brasil Política

Líder do governo, Ricardo Barros passa a ser investigado na CPI da Covid

Conforme o presidente da CPI, Barros passou a investigado “pelo conjunto da obra, pelos indícios, pelo envolvimento, pela comprovação da participação dele em muitos momentos”

CPIPANDEMIA - Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia

Conforme o presidente da CPI, Barros passou a investigado “pela comprovação da participação dele em muitos momentos” (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), informou nesta quarta (18) que incluiu o deputado Ricardo Barros (PP-PR) na lista de investigados da comissão de inquérito. Barros é líder do governo do presidente Jair Bolsonaro na Câmara. O nome dele entrou na mira da CPI depois que o também deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, revelaram suspeitas na negociação da vacina indiana Covaxin.

Ao incluir alguém na lista dos investigados, o relator sinaliza que vê indícios de crimes cometidos pela pessoa. Cabe a Renan elaborar um parecer ao fim da CPI e encaminhar ao Ministério Público eventuais pedidos de indiciamento. Desse modo, o relator disse que Barros passou a constar como investigado “pelo conjunto da obra, pelos indícios, pelo envolvimento, pela comprovação da participação dele em muitos momentos”.

Além disso, Renan também destacou o possível envolvimento de Barros no caso Covaxin. “A comissão parlamentar de inquérito tem notícia de outras pessoas que negociaram vacinas com o Ricardo e que foram mandados para o Roberto Ferreira Dias”. Por fim, Roberto Dias foi diretor de Logística do Ministério da Saúde durante as aquisições de vacinas. E conforme Luiz Paulo Dominghetti, teria cobrado propina de US$ 1 por dose do imunizante AstraZeneca.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo