22/08/2023



Economia

Lideranças de Guarapuava intensificam encontros para ter Cargill no município

imagem-26721

 

 

 

O município de Guarapuava está definitivamente na briga pela instalação da nova fábrica da Cargill no Paraná. Autoridades políticas e lideranças locais estão com o discurso afinado, defendo a soma de esforços para que o empreendimento seja efetivamente direcionado para o município. Esta semana deve acelerar o processo de reuniões de bastidores entre representantes do município, do governo do Estado e da empresa.
 
Na avaliação do deputado estadual César Silvestri Filho (PPS), a soma de esforços, independente da sigla partidária das lideranças locais, será fundamental para a definição da Cargill. “Temos que mostrar ao representantes do Grupo Cargill que Guarapuava está unida e que tem toda a logística necessária para atender o investimento. Se for efetivado em Guarapuava, o município dará um salto enorme na geração de emprego e renda e na arrecadação de impostos. Todos sairão ganhando”, enfatiza o deputado. César Filho informa ainda que esta semana representantes do município e do governo do estado vão intensificar as reuniões com representantes da Cargill para acelerar o processo de definição por parte da empresa sobre o município que irá receber os investimentos.
 
Envolvimento do município
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), José Dovonsil da Silva, a instalação da nova fábrica da Cargill em Guarapuava é vista com muita expectativa, mas a discussão direta depende do envolvimento do município e do governo do Estado. “Os empresários guarapuavanos sabem a importância que um investimento desse porte traz ao município. Os benefícios econômicos que essa fábrica iria gerar são indiscutíveis, mas para que eles aconteçam deve haver um envolvimento direto do município e do governo do Estado. São os dois governos que podem oferecer a infraestrutura e atender as exigências da empresa”, enfatiza Divonsil.  
 
Atende exigências
 
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Guarapuava Mauro Cláudio Temoschko, o município de Guarapuava atende a todas as necessidades do projeto técnico para instalação da Cargill no município. “Nós temos que considerar que o que o município direcionar para a vinda dessa fábrica para Guarapuava não pode ser visto como gasto, mas sim como investimentos. O município supre todas as necessidades da empresa, porém, a definição do local para a nova estrutura caberá a ela. Estamos concentrando esforços para que esse investimento venha para o nosso município, pois é fundamental para a geração de emprego e renda e também para o aumento da arrecadação, que retornarão em forma de novos investimentos à comunidade”, enfatiza o secretário.
Mauro informou ainda que já houve contatos iniciais com representantes da Cargill em Ponta Grossa e novos encontros devem ser realizados esta semana. “O secretário estadual de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, já nos recebeu por três ocasiões e hoje (06) o prefeito de Guarapuava estará novamente reunido com ele e um dos assuntos em pauta é a implantação da Cargill no Paraná. Guarapuava está definitivamente na disputa por esse investimento”, conclui o secretário.
 
 
Nova unidade deve entrar em funcionamento até 2013 no Paraná
 
A Cargill escolheu o Paraná para instalar sua nova fábrica de processamento de milho para produção de soluções em amidos e adoçantes. Cinco cidades paranaenses estão na disputa: Londrina, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa e Castro. Mas a empresa ainda não confirmou a escolha do Paraná. Segundo a assessoria de imprensa da Cargill, serão investidos cerca de R$ 350 milhões na fábrica e ela vai representar um aumento de 30% na capacidade de moagem de milho da empresa para a América do Sul. A unidade deverá entrar em operação em 2013.  Com a Cargill outras seis indústrias “satélites” devem se instalar no Estado. No total, são estimados investimentos de cerca de R$ 1,2 bilhão.
Investimento

Em dois anos, é o segundo investimento da Cargill nessa área. Em março de 2010, a empresa concluiu a ampliação em 70% da capacidade de moagem em sua fábrica de amidos e adoçantes em Uberlândia (MG).

Os ingredientes à base de milho estão presentes no dia a dia dos consumidores. Como exemplo estão os produtos lácteos, balas, confeitos, bebidas, pães e até mesmo insumos fornecidos para a indústria de papel e nutrição animal.

A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Fundada em 1865, com sede nos Estados Unidos, a companhia emprega 131 mil funcionários em 66 países. No Brasil, ela opera em 13 estados por meio de unidades industriais e escritórios, contando com 6 mil funcionários.

Estrutura

Para definir sua instalação, a empresa exige que o município tenha suporte em termos de oferta de energia elétrica, de gás natural e de condições do solo, além de oferecer produção de milho suficiente para atender as indústrias. A área total para a instalação da indústria gira em torno de 250 a 300 hectares.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo