22/08/2023




Política

Líderes partidários defendem convergência por candidatura de Osmar Dias ao governo do Estado

Maringá – Presidentes dos partidos aliados ao PDT defenderam nesta sexta-feira, 8, em Maringá, a união em torno do nome de Osmar Dias como candidato único do grupo para o governo do Estado em 2010. Para o presidente do PDT paranaense e líder do partido no Senado Federal, Osmar Dias, a maior aliança é em torno de um projeto que atenda as necessidades do povo paranaense. “Um bom projeto é aquele que nasce das experiências de êxito nos municípios e da sabedoria popular, daqueles que sentem e conhecem os problemas do dia a dia. Desconfio muito de quem acha que sabe tudo, de quem acha que pode tomar o Estado administrá-lo como se fosse propriedade particular. O Estado é do povo paranaense. Quem paga impostos tem o direito de se fazer ouvir e quem vai se colocar como candidato ao governo do Paraná tem o dever de ouvir os cidadãos. O Paraná poderá ser ainda melhor com o trabalho e a participação de todos”, afirmou Osmar Dias.
O presidente do PP, deputado federal Ricardo Barros, disse que o Paraná caminha para a convergência das forças políticas pela indicação do nome de Osmar Dias para o governo do Estado. “Em Minas Gerais, o governador Aécio Neves já provou que isto é possível unindo todas as forças para eleger um prefeito”, afirmou Barros. O consenso pelo nome de Osmar Dias para as eleições de 2010 também foi confirmado pelo presidente do DEM no Paraná, deputado federal Abelardo Lupion. “Antes de pensar na candidatura à presidência da República temos que pensar no Paraná. Não temos mais o direito de errar e não podemos ser pautados por outras candidaturas. Falo como presidente do DEM, partido que tem cinco deputados federais e cinco estaduais que temos o compromisso de ganhar as eleições do ano que vem. Não há nome melhor para liderar este projeto do que Osmar Dias”, salientou Lupion.
Ao analisar o debate em torno do Projeto Paraná, o presidente do PSC, deputado federal Ratinho Junior, salientou a importância das discussões para que o Paraná tenha um projeto de longo prazo. “Temos que projetar o crescimento do nosso Estado por décadas nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento econômico. Reunimos aqui siglas de ideologias diferentes que, acima de tudo, querem fazer um governo para o povo. Osmar Dias é o único que tem competência para reunir todas essas lideranças em prol do desenvolvimento do Paraná”, afirmou Ratinho Junior.
O prefeito de Maringá, Sílvio Barros, destacou a participação das lideranças políticas e de toda a sociedade em torno do Projeto Paraná. “Falar em participação todos falam, fazer isso alguns fazem. Tenho a certeza de que com Osmar Dias no Palácio Iguaçu esta participação do povo paranaense será continuada”, afirmou.

Medalhista
O Projeto Paraná teve 10 temas em pauta em Maringá: saneamento, infraestrutura e habitação; ação social, saúde, segurança pública, esporte e lazer, educação e cultura, administração e finanças, água e meio ambiente e agricultura e abastecimento.
O maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima foi destaque no encontro como um dos coordenadores das discussões sobre esporte. O atleta paranaense, nascido em Cruzeiro do Oeste, salientou a importância de o governo do estado promover o esporte e incentivar os atletas paranaenses para evitar o êxodo para outros estados como aconteceu com ele que deixou a terra natal para competir pelo estado de São Paulo. “O Paraná é um celeiro do esporte, mas muitos atletas saem daqui para buscar apoio em outro estado, como aconteceu comigo. É necessário que tenhamos aqui uma Secretaria de Esporte e Lazer efetiva, com orçamento e com ações descentralizadas. Hoje, a Paraná Esporte, vinculada à secretaria da Educação, não tem capacidade para apoiar o setor que necessita de suporte principalmente no interior”, afirmou Vanderlei Cordeiro de Lima. Na opinião do atleta paranaense, a escola é fundamental na formação do atleta. “A implantação de aulas-treinamento na rede de ensino de todo o estado dará oportunidade às crianças e adolescentes de ampliar o seu potencial esportivo. Também é necessário implantar centros de excelência e promover a integração de todas as secretarias de estado e dos municípios no treinamento e valorização dos atletas. O Paraná tem potencial muito grande, mas infelizmente não há política para desenvolver o esporte. Me destaquei no Paraná e me vi obrigado a defender outro estado, porque não tive a oportunidade de representar a terra onde nasci”, observou o medalhista olímpico.
O senador Osmar Dias disse que Vanderlei Cordeiro de Lima tem autoridade no esporte e a sua participação nas discussões do Projeto Paraná é de extrema importância. “Quem fez o que ele fez sem apoio poderá com a ajuda do governo fazer muito mais pelo esporte e pelos atletas do nosso Estado”, afirmou o presidente do PDT paranaense e líder do partido no Senado Federal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo