*Reportagem com vídeo
A Ligga Telecom traz um mini truck itinerante, com simuladores de corrida, posicionado logo na entrada do Centro de Eventos ‘Cidade dos Lagos’, em Guarapuava. Trata-se de uma demonstração que a Ligga Telecom trouxe no I Smart City a Guarapuava. O evento termina nesta sexta (28) com o objetivo de estimular a tecnologia e a inovação na cidade.
A relação da Ligga com a cidade já é consolidada. Em agosto do ano passado, a companhia firmou um acordo com o bairro planejado Cidade dos Lagos. Dessa forma, a empresa passou a disponibilizar o portfólio completo de serviços. Ou seja, internet fibra óptica, banda larga corporativa, internet dedicada e data center, além da tecnologia 5G.
Com cerca de três milhões de metros quadrados já estruturados, a Cidade dos Lagos, conforme empreendedores, busca ser referência em inovação e sustentabilidade. Conta com prédios comerciais e residenciais, o único ‘shopping center’ do Centro-Sul paranaense. Além de instituições de ensino e hospitais, para citar alguns projetos.
Instalado estrategicamente no entroncamento da BR-277 com a PR-466, o empreendimento foi o primeiro do Brasil a receber a certificação LEED Communities. Essa certificação, de acordo com o empreendimento, atesta liderança em energia e design sustentáveis. Assim como, compõe um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações.
*Confira entrevista em vídeo
LEQUE DE OPORTUNIDADES
De acordo com o diretor de mercado corporativo, Ricardo Montanher, a chegada do 5G no Brasil representa um leque de oportunidades para melhoria das políticas públicas. A marca, conforme o executivo, tem como atrativo a alta velocidade. Ou seja, se apresenta até 100 vezes mais rápida do que o 4G, e pela baixa latência. “Tudo isso vai gerar um enorme volume de dados, o que aprimora as técnicas de inteligência artificial e machine learning”.
Conforme o executivo, essa nova tecnologia pode fomentar futuramente parcerias estratégicas entre empresas privadas e o poder público. “Há muitas possibilidades e como exemplo podemos citar a iluminação pública inteligente com antenas 5G acopladas, a mobilidade urbana integrada, novas soluções de segurança e uma governança pública cada vez mais transparente e traduzida em dados. Além, é claro, do Fixed Wirelles Access (FWA), que pode trazer uma revolução para a oferta de banda larga em áreas que não possuam cobertura de fibra ótica”.
A tecnologia FWA (Fixed Wireless Access), conforme Montanher, é capaz de captar e transformar ondas de rádio em uma rede local com acesso à internet. É apontada como a alternativa para oferta de internet em áreas mais remotas. “Além disso, muitos municípios enxergam no FWA uma oportunidade de criar redes de internet em praças públicas e monumentos turísticos.”
Leia outras notícias no Portal RSN.