22/08/2023



Guarapuava Política

"Limite entre Executivo e Legislativo é o respeito", afirma Gago

imagem-119235

Da Redação

Guarapuava – Nesta quarta feira (21), às 19h, a RedeSul de Notícias recebeu o candidato a prefeito de Guarapuava Luciano Gago (PTdoB), na sequência de entrevistas com os quatro candidatos a prefeito da cidade. A entrevista, conduzida pela diretora da RSN, jornalista Cristina Esteche, foi transmitida ao vivo pelo Facebook.

Luciano Gago, em sua apresentação inicial, disse que sua candidatura nasceu de uma discussão do seu grupo, em consenso com a sua base. Gago destacou que iniciou na política ainda no grupo do ex-prefeito Fernando Carli, onde chegou a presidir o PP.

A primeira das sete perguntas feitas ao candidato, foi direcionada à composição do seu secretariado, caso eleito. De acordo com Gago, o seu governo irá priorizar, preferencialmente, os funcionários de carreira da Prefeitura. “Vamos compor um secretariado técnico, formado por pessoas que conhecem a realidade da cidade e dos seus setores”.

A segunda pergunta a Luciano Gago foi com relação ao trânsito em áreas específicas da cidade. De acordo com o candidato, a proposta nesse setor é realizar um amplo debate com integrantes do CREA, das faculdades e lideranças. “Esse estudo tem que servir para desafogar o trânsito no centro da cidade, com ligações mais ágeis dos bairros para o centro e vice versa. Isso só é possível através de amplo planejamento urbano, uma vez que Guarapuava tem 200 anos e até hoje teve somente um planejamento”.

Com relação ao esporte, a proposta do candidato Luciano Gago é integrar a Prefeitura com todas as modalidades e recuperar o destaque que o Município já teve no setor no Estado e no País. “Temos que recuperar o destaque que Guarapuava já teve, onde sediou campeonato mundial de xadrez e foi exemplo para a ginástica, por exemplo. Isso só ocorre se o setor receber apoio efetivo, com profissionais participando da elaboração de regulamentos das modalidades e dando todo o apoio necessário para os campeonatos”.

O candidato afirmou que as relações entre o Executivo e o Legislativo serão republicanas e de respeito. “Nós respeitaremos a independência dos poderes e o Legislativo terá toda a liberdade para exercer o seu papel de fiscalização. Nós priorizaremos o respeito entre os poderes”.

Na questão da segurança pública, Gago defendeu um maior efetivo policial nos bairros. “Além do maior efetivo, com módulos nos bairros, nós vamos instalar câmeras de segurança que serão interligadas com as polícias Civil e Militar. Mas os moradores dos bairros terão uma segurança ampliada”.

Na sexta pergunta, o candidato foi questionado sobre a logística de atração de novos empreendimentos. “A Prefeitura tem que fazer a sua parte e se igualar aos municípios onde os empresários estão se instalando. A Prefeitura tem que trabalhar para transformar Guarapuava num centro de distribuição geográfica. A localização do município privilegia isso e com investimentos no aeroporto e na ferrovia, o município começa a recuperar um tempo perdido”.

Na última pergunta, Gago foi enfático e repudiou o nepotismo. “Isso é inadmissível, em todas as esferas públicas. É uma questão legal mas de uma grande imoralidade. Sou absolutamente contra a nomeação de parentes para funções remuneradas no poder público”.

Ao finalizar sua apresentação, Luciano Gago se considerou a novidade na política de Guarapuava e pediu o voto.

Nesta quinta (22), os quatro candidatos a prefeito de Guarapuava participam de um debate na TV Tarobá, em Cascavel. A série de entrevistas da RedeSul de Notícias volta na sexta feira (23), com o candidato Cesar Filho (PPS).

CONFIRA A ENTREVISTA COM O CANDIDATO LUCIANO GAGO (PT do B)

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo