Da Redação
A crise econômica brasileira pode ter números ainda piores que o esperado. Pelo menos é o que apontam novos dados do Banco Central (BC). De acordo com relatórios divulgados na última semana, a estimativa do aumento da inflação pulou de 7,9% para 9% na estimativa do BC para 2015 no Brasil.
Para o Produto Interno Bruto (PIB) o órgão monetário brasileiro também se mostrou ainda mais pessimista em relação aos primeiros relatórios. Segundo os novos dados, o PIB brasileiro terá uma contração de 1,1%, enquanto os dados anteriores apontavam um crescimento negativo de 0,5%.
Esses números negativos refletem também a economia de Guarapuava. Muito por causa disso, os varejistas de lojas de confecções por exemplo, tem apostado em grandes promoções e vantagens de pagamentos parcelados para tentar driblar a crise e também evitar que os produtos acumulem nas prateleiras. É possível ver em muitas vitrines, promoções de 30, 50 e até 70% de descontos.
De acordo com alguns lojistas, os números do comércio só não foram piores por causa de relativos sucessos em datas pontuais, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados no mês passado. Porém a expectativa é clara de que este ano os números sejam piores do que em relação ao ano passado.