22/08/2023
Brasil Educação

Lista dos pré-selecionados para o Fies 2021 já está disponível

A relação dos candidatos já está disponível na página do programa e os candidatos têm até sexta (6) para complementar a inscrição

Fies

A relação dos candidatos já está disponível na página do programa (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir de hoje (4), começa o prazo para os pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), complementarem a inscrição para o segundo semestre de 2021. Desse modo, a relação dos candidatos, em chamada única, está disponível na página do programa, e os alunos têm até sexta (6) para fazer a conclusão da inscrição.

Entretanto, essa pré-seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga. Ou seja, a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

Além disso, para os estudantes que não estão na lista dos pré-selecionados automaticamente estão incluídos na lista de espera, considerando a classificação. Dessa maneira, os participantes da lista de espera devem acompanhar a eventual pré-seleção. O prazo final para a lista de espera é 31 de agosto.

De acordo com o MEC, em 2021, o Fies tem a oferta total de 93 mil vagas. Sendo 69 mil vagas disponíveis para o segundo semestre, distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. Para o caso de haver vagas remanescentes, não ocupadas na chamada única, o MEC poderá fazer nova seleção.

Para ter acesso ao financiamento o aluno precisa ter renda familiar mensal de até três salários por pessoa mínimos e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na prova do exame e não ter zerado na redação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.