A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está entre as 200 melhores instituições do mundo na área da agricultura, de acordo com um ranking divulgado pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa em educação.
Os rankings são baseados em citações de pesquisas, ao lado de pesquisas de reputação de mais de 90 mil acadêmicos e empregadores de pós-graduação em todo o mundo. Ao todo, 22 universidades brasileiras foram classificadas entre as 200 melhores em pelo menos uma das 30 disciplinas avaliadas no ranking.
Da 1ª a 50ª instituição avaliada, o ranking mostra as posições específicas de cada universidade. A partir do 51º lugar, os nomes são divulgados em grupos de 50. Além da UEL, a Universidade Federal do Paraná também aparece no ranking, entre as 150 melhores instituições na área de ensino de agricultura.
Para a professora Martha Marcondes, diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da UEL, a quantidade de artigos e trabalhos acadêmicos publicados em inglês impulsionou a boa avaliação da instituição. “A boa colocação do setor é resultado da quantidade de publicações em Inglês para facilitar a difusão de pesquisas pelo mundo”, diz.
A Unicamp teve o melhor desempenho entre todas as instituições avaliadas no país, ficando em primeiro lugar entre as universidades brasileiras em 20 disciplinas, e a USP no topo em oito disciplinas. No ranking mundial, a instituição com melhor desempenho foi a Universidade Harvard, que ficou em primeiro lugar em 11 das 30 disciplinas.