“Guarapuava está seguindo o caminho inverso da democracia.” A afirmação foi feita pelo vereador Antenor Gomes de Lima (PT) logo após o resultado da votação que manteve o veto do prefeito Fernando Ribas Carli à emenda que derrubava a escolha dos membros do Conselho Municipal de Educação pela lista tríplice.
A emenda proposta por Antenor tinha sido aprovada em três votações pelos vereadores, mas ao ser encaminhada para sanção do prefeito, Carli vetou as alterações e decidiu pelo poder de escolher os integrantes do conselho. Antenor lamentou essa atitude e lembrou que o prefeito “não é eterno.”
O vereador petista tentou de todas as formas mudar o posicionamento articulado pela bancada “Carlista” argumentando a importância da emenda para a participação popular no conselho. Apesar do apelo feito por Antenor o veto do prefeito ficou mantido por 7 votos a 4 votos.
O vereador Nélio Gomes da Costa estava ausente da sessão.
Antenor ratificou também o atrelamento da Câmara ao Poder Executivo. “ Não houve compreensão da bancada do prefeito. Guarapuava sai perdendo mais uma vez”, lamentou.