Da Redação
Guarapuava – Trocar o lixo reciclável por desconto na fatura de energia elétrica. Esta é a oportunidade que o guarapuavano está tendo para reduzir custos. Papel, plástico, vidro e metal compõem o mix proposto pelo projeto Conta Cidadã, uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Energisa
O projeto também permite a destinação adequada dos resíduos, prevenindo enchentes e realizando o controle de doenças como a dengue. “Além disso, aumenta a vida útil dos aterros sanitários”, explica o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.
O Projeto que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), começou nessa quarta-feira (09), com a inauguração do primeiro posto de coleta do Conta Cidadã no município. Fica , que funcionará todas as, no cruzamento da avenida Sebastião de Camargo Ribas com a travessa Pássaro Azul, no espaço do estabelecimento Guaraplac, com coleta sendo realizada às quartas-feiras, das 8h às 16h.
Para Jonas Gonçalves, responsável pelos projetos de eficiência energética da Energisa, a iniciativa é uma ótima oportunidade de pensar no meio ambiente e garantir um bom desconto na conta de luz. “Este projeto enquadra-se perfeitamente na visão moderna de sustentabilidade”. Segundo ele, além de beneficiar os clientes com os descontos nas faturas, contribui para o uso adequado e consciente da energia elétrica, já que é necessário um consumo menor da energia para o reprocessamento dos materiais recicláveis em relação à produção básica a partir da matéria prima.
Como participar
Para ganhar o desconto na conta de luz, o morador deve fazer o cadastro, no próprio local da coleta, apresentando uma conta de energia e assinando o termo de adesão. Em seguida, o cliente recebe o cartão Conta Cidadã, que deve ser apresentado sempre na entrega dos recicláveis. O valor do desconto depende do material e da quantidade entregue.
Os resíduos devem estar limpos, secos e separados. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de material levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidores residenciais, não se estendendo a empresas e comércios.
Para mais informações acesse o site da Energisa.