Cristina Esteche
O diretor do Departamento de Planejamento e Captação de Recursos do Município, Lizandro Vieira, pediu exoneração do cargo. O pedido foi oficializado ao prefeito Cesar Silvestri Filho, de Guarapuava, nessa sexta (06).
Esta é a primeira baixa voluntária do segundo escalão da Prefeitura. Até o momento, no primeiro escalão, quem pediu exoneração foi o secretário municipal de Saúde, Stefan W. Negrão. O substituto ainda não foi anunciado e também não há indicação para quem vai substituir Lizandro.
Militante do PCdoB, partido que compôs a coligação que elegeu Cesar Filho como prefeito de Guarapuava, em 2012, Lizandro disse à Rede Sul de Notícias, que vai se dedicar ao mandato do deputado federal Aliel Machado (PCdoB), em Guarapuava e região. “Temos muitos projetos para serem desenvolvidos na nossa região e vou ser o elo com o gabinete do deputado em Brasília”.
Como representante do PCdoB na administração de Cesar Filho, Lizandro lembra que a sua função era atuar na articulação de projetos que resultassem na captação de recursos para Guarapuava.
“Aceitei o convite em março de 2013 para organizar o departamento, que até então não existia”. Segundo Lizandro, o trabalho resultou na retomada de dois convênios assinados em dezembro de 2011 e que seriam perdidos porque “a administração anterior não teve a competência para executar os projetos”.
Em 2013 e 2014 foram apresentadas 50 propostas ao Governo Federal, num total de R$ 72,122 milhões. Foram aprovadas 27 somando R$ 44,3 milhões captados e que atinge as mais diversas áreas, desde obras de infraestrutura urbana, agrícola, meio ambiente, social, cultural, esportiva, de combate à violência contra a mulher e de estruturação de diversos órgãos municipais.
Lizandro lembra que as conquistas, entretanto, resultam do esforço coletivo de diversos servidores e técnicos do município.