Técnicos do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Pato Branco, estão a procura de um Lobo-guará nas ruas de Chopinzinho. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o animal foi visto próximo da praça da Igreja Matriz São Francisco de Assis, no Centro da cidade.
Conforme a chefe regional do IAT, Flávia Natália Ostapiv, há relatos que pessoas querem ferir ou matar o animal. “O animal não fará mal a ninguém. Ele se aproxima de residências em busca de alimento”.
Para garantir a segurança do Lobo-guará, técnicos do IAT, em parceria com os Bombeiros de Chopinzinho, tentaram localizar o animal. “Não tivemos sucesso em nossa busca. Não encontramos o animal nos locais indicados, onde foi visto, e nem na mata próxima”.
Caso o animal seja avistado novamente, a população pode ajudar informando o IAT pelo telefone: (46) 3225-3837 ou os Bombeiros: (46) 3242-1522.
INSTRUÇÕES
É importante que não se aproxime do animal para ele não se sentir acuado, somente que avise os órgãos competentes. Caso ele volte a aparecer na cidade, o resgate será feito.
O animal poderá ser atendido em Clínica Veterinária parceira, em Pato Branco, para avaliar a saúde e em seguida ser encaminhado a uma área de proteção ambiental, longe da cidade.
CRIME AMBIENTAL
É crime ambiental, de acordo com a Lei nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. A pena é detenção de seis meses a um ano e multa.
SOLITÁRIO E TÍMIDO
Apesar do nome popular causar um certo temor, o Lobo-guará é um animal de hábitos solitários, tímido, onívoro que possui a dieta baseada em pequenos vertebrados, frutos e sementes, sendo extremamente importante na dispersão de sementes.
Por fim, o Instituto Água e Terra ressalta a importância do animal para o ecossistema e pede à população que ajude a preservar a espécie.
Leia outras notícias no Portal RSN.