O bairro ‘Cidade dos Lagos’ é um projeto em execução que oferece estilo de vida inovador. Um bairro moderno, com localização privilegiada, e que coloca Guarapuava no ranking das ‘cidades inteligentes’. Assim, o mega empreendimento se traduz em qualidade de vida, com mais oportunidades de trabalho e maiores investimentos.
A menos de 10 minutos do Centro de Guarapuava, com três milhões de metros quadrados de área, o local foi pensado para favorecer o lazer, a prática de atividades físicas, a convivência entre pessoas.
Já considerado um case de referência em planejamento urbano, o local encanta, atrai. E o que é ainda melhor: tem tudo para ser o orgulho do guarapuavano. Afinal, andar pela Cidade dos Lagos, por si só, já é um passeio agradável. É se deparar com ruas, avenidas e calçadas amplas. Além disso, um parque linear dá visão para cinco lagos, que deram origem ao nome do bairro.
Em todos os ângulos as inovações estão presentes, como a captação de águas pluviais e áreas de reflorestamento. Dessa forma o bairro altera o conceito de planejamento urbano em diversos aspectos. Porém, destaca-se sob o ponto de vista urbanístico, paisagístico e de mobilidade.
Localizado entre a BR-277 e a PR-466, no perímetro urbano, a Cidade dos Lagos começou a ser planejada em 2008. Entretanto, em tão pouco tempo já chama a atenção no Paraná. É que se trata de um espaço urbano sustentável, com desenvolvimento socialmente justo. É também ambientalmente equilibrado e economicamente viável.
IMPACTOS POSITIVOS
Desde 2010, quando começaram as obras de pavimentação e construção na Cidade dos Lagos, muitos impactos positivos já foram sentidos na Região. Um deles é a revitalização da BR-277. Essa rodovia corta Guarapuava e liga o Paraná aos países vizinhos. Outro, é a duplicação da PR-466, proporcionando mais fluidez ao trânsito. Além disso, a geração de empregos dentro do bairro é crescente, principalmente na construção civil.
De acordo com o grupo empreendedor, um dos idealizadores do bairro, estão sendo gerados milhares empregos diretos e indiretos”. Assim, os postos de trabalho estão distribuídos no Shopping Cidade dos Lagos, e em diversas obras em andamento. “Temos o Hospital Oncológico, o prédio corporativo, o Hotel Ibis, o Centro de Eventos, o Centro de Inovação Tecnológica, entre outras obras”.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Além do desenvolvimento socioeconômico proporcionado pelo empreendimento, outro ponto-chave do projeto é a preservação ambiental. A Cidade dos Lagos contribui para a conservação do Parque Municipal das Araucárias, que fica localizado anexo ao bairro.
Trata-se de uma área de 104 hectares, sendo 26 destes de florestas nativas. Dessa forma, os impactos sociais e ambientais são apenas a ponta do iceberg do que representa a grandiosidade do bairro.
Nestes mais de 10 anos, desde o planejamento até a execução, os empreendedores olharam além. Assim, foram buscar referências nacionais e internacionais de cidades inteligentes. Afinal, a ideia era criar um espaço urbano voltado para a qualidade de vida e o desenvolvimento de negócios.
Por isso, foram definidos os oito pilares que alicerçam o projeto do bairro: segurança, saúde, lazer, educação. O trabalho e a natureza, aliam-se à tecnologia e ações sociais. Porém, as questões ambientais e culturais também não foram esquecidas.
SERVIÇO
A partir desta semana, o Portal RSN publicará reportagens mais detalhadas sobre cada um destes pilares citados. O objetivo é mostrar o que faz do bairro Cidade dos Lagos uma referência em empreendimentos desta natureza. E muito mais do que isso: porque o ‘Cidade dos Lagos’ é motivo de orgulho para os guarapuavanos.
Acompanhe também através do site: www.cidadedoslagos.com
Leia outras notícias no Portal RSN.