Após três semanas do início oficial do inverno, as lojas de confecções já começam a queima de estoque da coleção outono/inverno, dando descontos na compra à vista e facilitando a forma de pagamento dividindo o preço do produto em até seis vezes ou cheque para o mês de outubro.
Todos esses recursos para atrair o cliente tem como objetivo acabar com o estoque desta estação e abrir espaço para a nova coleção primavera/verão. “Estamos com esses produtos a mais de 4 meses. Temos mais 40 dias para finalizar as vendas e receber a coleção primavera/verão”, explica Jaime Cavalcanti, empresário do setor de confecções.
O empresário ainda diz que com a proximidade da troca de coleção as ofertas podem ser mais atrativas, chegando a 50% de desconto na compra à vista. “O desconto depende do saldo do produto. Quanto mais peças em estoque maior vai ser o desconto”, fala Cavalcanti.
Porém, as ofertas no começo do inverno não agradam alguns comerciantes. Para a vendedora Soeli Germano da Silva, os descontos teriam que começar no mês de agosto. “As promoções deveriam começar no final do inverno. Então as lojas poderiam liquidar o que sobrou no estoque”, comenta Soeli. Ela ainda explica que a loja entrou em oferta por causa das promoções dos concorrentes. “Se você não oferecer desconto, você acaba perdendo clientes”, observa.
Cavalcanti lembra que com o clima de Guarapuava o consumidor pode aproveitar as diversas promoções de inverno, pois a cidade tem um clima ameno na maior parte do ano. O empresário ainda deixa a dica de moda para a próxima coleção. “A tendência para próxima coleção será muito florido e cores vibrantes, amenizando com cores pastéis”, finaliza.