22/08/2023
Geral

Lojas da TIM abrem hoje, mas não podem vender novas linhas

imagem-40771

A partir de hoje (23), a TIM está proibida de vender novos chips nas suas lojas do Paraná. A medida vai durar até que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprove um plano de investimento a ser apresentado pela operadora. A agência reguladora afirma que uma primeira versão do projeto deve ser apresentada hoje.

Mesmo com as restrições, lojas e revendas abrirão normalmente durante a sanção. Em nota, a empresa italiana afirma que suas lojas estarão abertas e que elas podem vender aparelhos, fazer a recarga de planos pré-pagos e a migração de planos dentro da própria operadora, além de oferecer seus serviços normais de pós-venda. Caso a determinação da Anatel seja descumprida, a empresa será multada em R$ 200 mil reais.

Aviso nas lojas

Conforme publicado no Diário Oficial na última sexta-feira, todas as lojas da TIM no Paraná devem colocar um aviso de que estão suspensas as vendas de planos e serviços de telefonia móvel a partir de hoje. O mesmo vale para todas as outras operadoras nos respectivos estados onde foram atingidas pela medida.

A mesma mensagem deve constar nas gravações dos serviços de atendimento ao cliente. Caso a determinação não seja cumprida, a empresa recebe uma multa de R$ 10 mil para cada estado em que o aviso não for fixado nos pontos de venda.

Plano de investimentos

Segundo a Anatel, a TIM e a Claro devem apresentar uma primeira versão do plano exigido pela agência para suspender as punições ainda hoje. Na semana passada, dirigentes das operadoras se reuniram com a agência. Na oportunidade, a TIM classificou a decisão como exagerada e os representantes da agência definiram o encontro como “tenso”. A Oi, operadora punida em cinco estados, deve se reunir novamente com a Anatel entre hoje e amanhã.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.