22/08/2023
Política

Luciana Rafagnin preside Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar

imagem-30930

 A Frente Parlamentar em Defesa da Lei de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), foi instalada em cerimônia esta manhã na ALEP, juntamente com outros fóruns similares. Sete parlamentares integram essa frente: a própria Luciana, os petistas Elton Welter e Péricles de Mello, o Pastor Edson Praczyk (PRB), Marla Turek (PSC), Nélson Luersen (PDT) e Teruo Kato (PMDB). Luciana também integra a Frente Parlamentar da Economia Solidária e a de Agroecologia.

A deputada, falando em nome dos demais parlamentares, esclareceu que as frentes visam ampliar o trabalho dos deputados para dar sustentação a áreas descobertas por comissões específicas. “Abrem um espaço a mais de debate com a sociedade e não representam despesas adicionais para Casa, uma vez que o trabalho é feito com os recursos de que os deputados já dispõem”, disse. No caso da Frente Parlamentar de Defesa da Segurança Alimentar, “o objetivo é dar suporte no Legislativo às ações do Consea-PR, o conselho estadual”, informou Luciana.

O tema da segurança alimentar e nutricional é colocado na pauta da ALEP pela deputada Luciana desde 2007, quando sua atuação foi relevante para a criação da lei estadual específica, que define o marco legal no Paraná e propicia a instalação de um sistema estadual. O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), por sua vez, pediu aos parlamentares que produzam notícias a partir das frentes parlamentares e comissões para alimentar com informações a televisão e o site da ALEP. “Estamos sendo fiscalizados e é importante que se preste contas das atividades, informando a população sobre os trabalhos parlamentares”, disse Rossoni. A deputada Luciana lembrou que as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional estão na base das ações que norteiam o Brasil Sem Miséria e, antes disso, o Fome Zero. “É o foco prioritário de ação para o desenvolvimento do país na visão do governo federal e temos de internalizar no estado e nos municípios paranaenses”, completou Luciana.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo