22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Luis Felipe Manvailer cumpre pena na PEG em Guarapuava

Manvailer estuda e trabalha dentro da PEG, uma unidade onde os apenados passam por ressocialização em um modelo humanizado

Manvailer cumpre pena na PEG (Foto: Reprodução/Domingo Espetacular)

Luis Felipe Manvailer, condenado a 31 anos, 9 meses e 18 dias de prisão por matar a esposa Tatiane Spitzner em julho de 2018, não está mais na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), em regime fechado. Ele deixou a unidade prisional em janeiro deste ano e cumpre pena na Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG) – Unidade de Progressão. A unidade fundada em 2018, se destaca pelo modelo humanizado de custódia e ressocialização.

Em entrevista exclusiva ao Portal RSN nesta sexta (15), o diretor da PEG UP, Alessandro dos Santos, afirmou que a transferência de Luís Felipe Manvailer, ocorreu em 15/01/2025. “O motivo pelo qual ele foi transferido para a unidade PEG UP, é porque preencheu os requisitos que estabelece a portaria 65/2019, a qual fundamenta as diretrizes para ingresso dos PPLs nesta Unidade.”

Ainda conforme a direção da Penitenciária, atualmente ele estuda e trabalha internamente. “A unidade abriga 315 pessoas privadas de liberdade (PPL). Deste total, 295 saem diariamente para trabalhar. A PEG UP ocupa os espaços da antiga CRAG mas é um novo modelo, chamado de Unidade de Progressão. “Atualmente 100% dos apenados estão envolvidos em atividades relacionadas ao Estudo e Trabalho.”

Assim sendo, a PEG tem foco na reintegração social de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s), combinando trabalho, estudo e capacitação. Dessa forma oferece novas oportunidades a quem está em fase final de cumprimento de pena. Além disso, para acessar a unidade, os custodiados passam por seleção técnica multidisciplinar, avaliando critérios como o histórico de delitos e o interesse em trabalhar e estudar.

No Estado do Paraná o regime semiaberto hoje é harmonizado. “As pessoas privadas de liberdade que estão no regime semiaberto, utilizam tornozeleira eletrônica, por este motivo o termo semiaberto harmonizado.”

FEMINICÍDIO

O feminicídio de Tatiane Spitzner comoveu o Brasil em julho de 2018 e ganhou destaque internacional não apenas pelo conteúdo chocante das imagens e pela brutalidade da morte, mas pelo padrão que escancarou a violência contra a mulher. A Justiça brasileira confirmou a condenação de Luis Felipe Manvailer, ex-marido da advogada, como definitiva. Sem possibilidade de novos recursos, assim ele cumprirá a pena.

Os advogados da Família Spitzner afirmaram hoje ao Portal RSN, não ter informações sobre a transferência de Manvailer. “Com o trânsito em julgado da condenação, não há mais acompanhamento do caso criminal. Ele está cumprindo a pena. Não há comentários da família”.

Outro fato que chamou a atenção recentemente é que além de condenado por matar a esposa, ele tenta por vias legais, garantir parte da herança de Tatiane. A defesa da família da vítima já anunciou que pretende impedir judicialmente qualquer benefício ao assassino.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.