22/08/2023
Brasil Política

Lula cumpre agenda na Argentina, mas cancela reunião com Maduro

Lula e Maduro participam nesta terça (24) da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)

lula

Lula e comitiva na Argentina ( Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o venezuelano, Nicolás Maduro, está cancelada. O encontro seria nesta segunda (23) pela manhã em Buenos Aires. A informação é da assessoria da Presidência. No entanto, não há informação sobre o motivo e nem se a agenda será remarcada. Lula e Maduro participam nesta terça (24) da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A ida de Lula a Argentina marca a primeira viagem internacional após tomar posse no cargo. A visita, a convite do presidente Alberto Fernández, marca a retomada da relação entre os dois países. Com a viagem de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu pela primeira vez a Presidência da República. A solenidade ocorreu no início da noite desse domingo (22).

Na capital argentina, o presidente brasileiro participou hoje da oferenda de flores na Plaza San Martín. Conforme a agenda, ele também reuniu-se com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada. Conforme a agenda, há encontro com empresários; concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner. Amanhã, terça, Lula participa da Celac. A expectativa é de encontros bilaterais com os países que solicitaram, mas essas agendas ainda estão em fase de confirmação.

Por fim, além da primeira-dama Janja, compõem a comitiva brasileira os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Nísia Trindade (Saúde), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Paulo Pimenta (Comunicação Social).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.