Londrina – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Paraná nesta segunda-feira, 22, onde lança o plano safra 2009/10 na cidade de Londrina às 11 horas. Esta é a segunda vez consecutiva que o presidente anuncia a política de financiamento para o setor agrícola no Paraná. No ano passado, ele esteve em Curitiba quando lançou o programa “Mais Alimentos.
Desta vez, o presidente irá anunciar a disponibilidade de cerca de R$ 100 bilhões para financiar a safra agrícola comercial e da agricultura familiar de todo o País, além dos programas que envolvem a política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O presidente Lula estará acompanhado do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
Na mesma solenidade, o presidente Lula fará uma homenagem ao agricultor Herbert Arnold Bartz, de Rolândia, pioneiro no uso do plantio direto na palha. Conforme decreto presidencial, o produtor receberá uma medalha de mérito em reconhecimento ao seu trabalho em benefício de toda a agricultura nacional.
A homenagem foi proposta pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e foi acatada pela Presidência da República. O sistema de plantio direto na palha, que se difundiu para todo o Brasil e para o exterior, começou no Paraná em 1972 numa pequena área em Rolândia, do agricultor Herbert Bartz. Mas ganhou notoriedade a partir de 1976 quando o agricultor Manoel Henrique Pereira (o Nono) começou a difundir essa prática a partir de experimentos em sua fazenda na região de Ponta Grossa.
LUZ PARA TODOS O presidente Lula será recepcionado pelo governador Roberto Requião e pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, que o acompanham em outro evento no Paraná, que será um ato simbólico de ligação do consumidor de número 2 milhões do programa Luz Para Todos, executado em parceira entre a Eletrosul e Copel.
A ligação ocorre no assentamento Robson de Souza Vieira, em Congonhinhas, região do Norte Pioneiro. O assentamento, um área com 653 hectares, foi criado em 2004 pelo INCRA e Emater e abriga 40 famílias, que produzem arroz, feijão, milho e gado de leite. A ligação vai beneficiar o agricultor assentado Odair Sardor e um telecentro com 10 computadores.
BIBLIOTECA Ainda em Congonhinhas, o presidente Lula, o governador Requião e a secretária de Cultura, Vera Mussi inauguram às 11h30, a 69.ª unidade do Biblioteca Cidadã, programa que prevê a construção de 235 novas bibliotecas e investimento de R$ 73 milhões. A nova biblioteca, instalada na praça Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade, vai beneficiar os 9 mil habitantes do município. O objetivo do projeto Biblioteca Cidadã é oferecer às regiões mais pobres do Paraná oportunidade de promover o conhecimento