22/08/2023

Luta indígena ganha site

A luta dos indígenas brasileiros contra, principalmente, a PEC 245 ganha mais um aliado. Foi lançado o site www.republicados ruralistas.com.br

O texto inicial mostra que no Congresso Nacional tramitam atualmente inúmeras propostas que atacam frontalmente os direitos indígenas garantidos na Constituição de 1988; direitos conquistados pela população brasileira há mais de 25 anos para proteger sua diversidade cultural e ambiental.

A PEC 245, que tramita no Congresso nacional, quer retirar da União o poder de demarcação das terras indígenas. Se isso acontecer, a responsabilidade passa a ser do Congresso Nacional, onde há a Bancada Ruralista.

A APIB (Associação dos Ponvos Indígenas do Brasil), uma das entidades que assina o site questiona quem são os interessados em restringir esses direitos? "Parlamentares da bancada ruralista, a maioria deles grandes proprietários de terra, que, legislando em favor de si próprios, cobiçam terras indígenas, territórios quilombolas e unidades de conservação. Eles querem aprofundar o poder oligárquico que sempre marcou a história do país, e consolidar de vez o Brasil como uma República dos Ruralistas".

De acordo com os organizadores, com o lançamento deste site, inicia a sistematização de informações sobre financiadores de campanha, patrimônio fundiário e financeiro além de ocorrências judiciais da bancada ruralista. "Nesse primeiro momento, iniciamos por 13 das principais lideranças ruralistas na Câmara dos Deputados, autores ou apoiadores de projetos que atentam contra os direitos indígenas. Progressivamente, alcançaremos toda a bancada e aprofundaremos a análise das informações".

De  acordo com a APOB,  tendo como base as fontes públicas, os dados disponibilizados reforçam a ligação desses parlamentares com empresas multinacionais do agronegócio, crimes ambientais e contra populações tradicionais e pequenos agricultores. "Tornam claros também os interesses particulares e corporativos das propostas que defendem".

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo