22/08/2023
Guarapuava Política Saúde

‘Luta pela Saúde’ é tema de campanha pelo Hospital Regional

Hospital Regional está funcionando parcialmente e a obra ainda não foi entregue ao Governo do Estado. Há questões judiciais com a empreiteira

Cristiane Wainer e Dr Antenor

Dr. Antenor e Cristiane Wainer (Fotos: Orlando Kissner/Alep – Divulgação)

Uma campanha em prol do funcionamento do Hospital Regional ‘Bernardo Ribas Carli’ ganha vulto em Guarapuava e Região. Após o pontapé inicial dado pela audiência publicada na Assembleia Legislativa do Paraná, em 17 de abril deste ano, a situação teve um novo enfoque. Inicialmente a campanha “Hospital Regional Já’, lançada pelo presidente da Câmara, Pedro Moraes, não ganhou a repercussão almejada. Afinal, limita-se a algumas postagens em redes sociais, principalmente de quem trabalha no Legislativo Municipal.

No entanto, em busca de maior visibilidade para a causa, o deputado estadual Dr. Antenor e a vereadora Cris Wainer, ambos do PT, saíram em campo. Eles lideram a campanha ‘Ver a Saúde de Guarapuava e Região assim Dói”’. De acordo com os parlamentares, a intenção é mobilizar a sociedade para a importância da defesa do Hospital Regional. Todavia, nenhuma ação efetiva nesse sentido foi divulgada. Por enquanto, se limita também a postagens em redes sociais. O Portal RSN tentou contato com a assessoria do deputado e com a vereadora. Porém, sem êxito.

Conforme os dois, o Hospital está sendo administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas). Conta com Clínica Médica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), UTI Pediátrica, Psiquiatria, Centro Cirúrgico de Pronto Atendimento e Pronto Socorro. Com uma área total de 16 mil m² e com atendimento de 100%, pode abrigar cinco Centros Cirúrgicos, Ambulatório, Pronto Atendimento e Centro de Imagens.

Assim, serão 150 leitos, dos quais 30 de UTI adulto e 10 de UTI infantil. Os demais leitos atenderão outras especialidades. Tudo isso, conforme previsão, vai beneficiar mais de 400 mil pessoas de 20 municípios, com atendimento de média e alta complexidade.

CENTRAL DE LEITOS

Atualmente o serviço prestado é pela central de leitos, onde é efetuada uma regulagem por meio do Núcleo Interno de Regulação (NIR). Entretanto, só são prestados serviços de Clínica Médica e UTI, dando prioridade a doenças pulmonares e problemas respiratórios.

A estrutura que existe no Hospital Regional foge dos padrões dos demais hospitais de Guarapuava porque conta com equipamentos de primeira linha. Porém, devido ao impasse do Governo do Estado do Paraná com a construtora responsável pela obra, o hospital não oferece um serviço de saúde completo à comunidade. Não se faz saúde sem financiamento.

Conforme Dr. Antenor, que é médico, um dos pontos mais sensíveis de Guarapuava e Região é a saúde pública. Para ele, há algum tempo o grande gargalo da sociedade brasileira é alcançar a saúde plena. “Alcançar a saúde é um dos maiores direitos do cidadão, senão o maior. Já que o sonho é poder contar com atendimento público digno de saúde para ele e familiares na rede municipal, estadual ou federal”.

De acordo com o deputado, pacientes que precisam de exames específicos têm que buscar outros hospitais. O Hospital conta com mais de 230 funcionários, sendo 14 deles contratados diretamente pela Funeas. Ou seja, membros da diretoria e coordenação. O restante está sob a responsabilidade de terceirizadas específicas por áreas.

São mais de 30 empresas terceirizadas que auxiliam na prestação dos serviços. Por fim, Dr. Antenor afirma que só quem trabalha com saúde sabe que os profissionais que ali estão tentam fazer o melhor.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.