Curitiba – Com a participação de autoridades do Governo do Estado e representantes do setor empresarial, foi realizada na noite desta terça-feira (20), em Curitiba, a solenidade de abertura do II Congresso Nacional de Responsabilidade Sócioambiental. A questão da sustentabilidade deve ser abraçada por toda a sociedade e em nosso governo temos projetos nessa área em todas as Secretarias de Estado, afirmou a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Estamos em uma crise política civilizatória, somos compelidos a consumir cada vez mais, ou repensamos o modelo de desenvolvimento no planeta Terra ou não sobreviveremos, disse Lygia. Ao lembrar que a mudança deve ser uma tarefa diária e individual, a secretária disse que o Estado deve ser o indutor dessas discussões e esse trabalho vem sendo feito.
A secretária citou a questão da agroecologia, que vem sendo tratada pela Seti em diversos programas. O trabalho de conscientização das empresas, por exemplo, vem sendo desenvolvido em 122 municípios pelas equipes da Extensão Tecnológica Empresarial um dos subprogramas do Programa Universidade Sem Fronteiras. Espero que este encontro seja positivo e que possamos perguntar o que poderemos fazer em nossa vida cotidiana. As mudanças já estão acontecendo e temos que ter uma percepção muito grande para isso, disse.
O evento tem por objetivo propiciar um ambiente de interação e disseminação das ações práticas e conceitos das organizações sobre a responsabilidade social e ambiental. A intenção é incentivar o desenvolvimento de projetos e atividades empresariais com foco na sustentabilidade.
A Fiep tem se dedicado muito a essa temática. Não há sustentabilidade sem inovação. E preciso modificar hábitos de consumo. E necessária uma transformação cultural, pois o que está em jogo não é o planeta nem a vida, mas a nossa civilização, a relação entre nós, a esfera das atividades humanas. O desafio tecnológico é muito grande, pois é preciso reconfigurar muita coisa. Daí a importância de nos unirmos, de conversarmos, identificar as mudanças para compor um sistema sustentável. Uma área que tem uma importância sistêmica é a educação, especialmente o ensino superior, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo Rocha Loures.
A solenidade de abertura do evento, promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná – ABTD/PR, contou também com a participação do secretário de Estado Rasca Rodrigues, do Meio Ambiente; da presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Paraná (ABRH/PR), Sonia Maria Gurgel; do presidente da ABTD/PR, Ademar Ramos; e outros convidados.
Sob o tema “A autosustentabilidade das cidades: como pequenas, médias e grandes cidades brasileiras enfrentam os desafios de viver o Brasil de hoje, preservando espaço para novas gerações”, durante dois dias o congresso trará vários especialistas para debater o assunto. Entre eles, destacam-se: Nelson Savioli, superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Brasil PNUMA “Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Wanda Engel, superintendente do Instituto Unibanco, Luiz Carlos de Queirós Cabrera, diretor da Panelli Motta Cabrera & Associados, membro da Amrop Hever Group.
PALESTRA
A secretária Lygia Pupatto ministra a palestra Responsabilidade Social nas Instituições de Ensino Superior, nesta quarta-feira (21), às 16h30. A Seti ainda conta com um estande que reúne suas instituições de pesquisa vinculadas: Fundação Araucária, o Simepar e o Tecpar. O evento também conta com três estandes que apresentam projetos do Universidade Sem Fronteiras, inseridos no subprograma de Agroecologia e desenvolvidos pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioete) e Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam).
O evento será realizado até hoje, quinta-feira (22), no Centro de Eventos do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep).