Da redação – A pré-candidata Lygia Pupatto encaminhou à Rede Sul de Notícias uma cópia da carta encaminhada ao Diretório Estadual do PT onde cobra a união dos partidos aliados ao Presidente Lula, no Paraná.
Na carta, Lygia pede também que a cúpula petista no Paraná retire a proposta da candidatura própria ao Governo do Estado.
Leia a íntegra:
"Na reunião do Diretório Estadual do PT do Paraná, que aconteceu no dia 30/10/2009, respondendo aos anseios de uma parcela da base social do PT, coloquei meu nome à disposição do partido para a candidatura ao Governo do Paraná. No contexto em questão, o debate acerca da tática eleitoral não era um consenso em nosso partido, devido principalmente às declarações antagônicas que as forças políticas protagonistas desse processo emitiam publicamente. Reafirmo que mais do que para atender aos interesses dos políticos ou dos partidos, as eleições devem servir para a apresentação de projetos à sociedade. Posicionei-me naquele momento favorável a uma candidatura petista ao Governo do nosso Estado, pois senti que esse era o caminho para fortalecer a estratégia nacional e o PT do Paraná e colocarmos o debate político no rumo do aprimoramento do projeto de sociedade em curso, hoje, no Brasil.
Desde então já passaram 06 meses, as dificuldades que esse debate enfrentou em nosso Estado nos conduziu à um quadro ainda mais adverso, ou seja, hoje todos os caminhos são possíveis, leia-se: o PT pode ter candidatura própria, pode ser vice do PMDB, pode ser vice do PDT, ou pode até mesmo compor uma aliança indicando apenas uma candidatura ao senado. Porém temos agora dois agravantes: um temporal, estamos a apenas 06 meses da eleição mais importante e difícil para o nosso Partido dos Trabalhadores e outro político, as nossas relações com dois importantes partidos na estratégia nacional, o PMDB e o PDT não evoluíram no decorrer deste ano.
O PT tem a responsabilidade de continuar e aprofundar as mudanças em curso no nosso Brasil, elegendo a companheira Dilma presidente. E essa é a nossa tarefa emergente e prioritária, conforme orientação do último Encontro Nacional do nosso partido e do nosso presidente, Lula.
Não podemos perder mais tempo. Temos a grande responsabilidade de reverter, na região Sul do Brasil, o quadro eleitoral adverso que se apresenta hoje ao nosso projeto maior.
Nesse sentido entendo que o nosso PT deve retirar da pauta de negociação a possibilidade de termos uma candidatura própria, retirando os nomes colocados e fazendo um gesto efetivo de aproximação com os partidos que são nossos aliados no âmbito federal e que hoje se apresentam em condições de produzir um resultado eleitoral favorável, em nosso Estado, à nossa candidata a presidência da república, Dilma Rousseff. "
Lygia Pupatto
Diretório Estadual do PT do Paraná