Em breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portalEm breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Macaco encontrado ferido no Litoral recebe tratamento em Guarapuava
O macaco da espécie bugio passará por cirurgia de reparação da pata lesionada e reabilitação pós-operatório no município
AntunesJornalista
2 min de leitura
(Foto: IAT)
Compartilhar
[caption id="attachment_254476" align="aligncenter"](Foto: IAT)(Foto: IAT) O macaco está na lista das ameaçadas de extinção (Foto: IAT)[/caption]
O macaco bugio encontrado machucado em Antonina, no Litoral do Estado foi transferido nessa terça (5), ao Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) de Guarapuava. De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), ele passará por cirurgia de reparação da pata lesionada e reabilitação pós-operatório no município.
A espécie está na lista das ameaçadas de extinção. Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), o macaco apresentava queimaduras nas patas dianteiras e fratura exposta na pata traseira. Após resgatado, o IAT encaminhou o bugio ao Setor de Fauna para Clínica Veterinária Escola da Universidade Positivo, em Curitiba.
No local passou por exame de sangue e radiografia. O primata apresentava uma ferida em uma das mãos, além de uma fratura de membro pélvico (tíbia). De acordo com André Saldanha, médico veterinário especializado em animais silvestres, o macaco recebeu anestesia e tratamento para dor.
RESGATE
O pedido de ajuda ao macaco partiu de um morador da comunidade do Rio do Nunes, em Antonina. Conforme o homem, o animal havia caído ou encostado em um fio de alta-tensão e estava machucado. Desse modo, quando a equipe do IAT chegou ao local, identificaram que se tratava de um bugio, mas ele estava em uma árvore de cinco metros, o que dificultou o socorro.
Por fim, a chefe do Escritório Regional do IAT no Litoral, Rosângela Frega orientou que ao encontrar um animal ferido, o cidadão entre em contato com os órgãos competentes, como o IAT e a Polícia Ambiental.
Leia outras notícias no Portal RSN.rodape rsn cotidiano