22/08/2023
Em Alta Prudentópolis Segurança

Mãe foge com filho durante ataque a tiros e bebê de 9 meses morre

Após ameaçar a esposa na sexta (26), o homem retornou e com outra pessoa fez os disparos. A mulher fugiu com o filho para o mato, mas a criança morreu

Crianças e adultos foram baleados (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um bebê de nove meses é uma das vítimas do ataque a tiros nesta madrugada (27) no interior de Prudentópolis. Conforme o Corpo de Bombeiros de Prudentópolis ao Portal RSN, tratava-se de uma menina que morreu no local. No entanto, segundo a Polícia Militar (PM), o corpo não apresentava ferimento causado por arma de fogo e trata-se de um menino.

Inicialmente havia a informação de que se tratava de uma confraternização familiar. Conforme os bombeiros, acionados no quartel pelos familiares, são sete as vítimas atingidas. A criança não foi baleada. Quatro pessoas ficaram gravemente feridas e duas tiveram ferimentos moderados. Uma pessoa sofreu ferimentos leves e recusou atendimento.

Conforme o Samu, três vítimas se deslocaram por meios próprios até o Hospital Santa Casa antes da chegada das equipes no local. As viaturas do Samu levaram as outras três até o Hospital Sagrado Coração. Depois os feridos acabaram encaminhados para hospitais de Guarapuava.

ENTENDENDO O CASO

De acordo com a Polícia Militar (PM), antes do desfecho trágico, ainda na noite dessa sexta (26), a equipe atendeu uma ocorrência de ameaça com arma de fogo envolvendo um casal. A vítima de 25 anos procurou a 4ª Companhia relatando que o marido de 28 anos a ameaçou, e que fugiu após as ameaças.

Horas depois, já na madrugada deste sábado (27), o marido retornou armado até a residência de familiares da vítima, e aguardou por cerca de meia hora a saída da PM que já tinha sido acionada. A casa fica entre as Localidades de Tijuco Preto e Terra Cortada, e onde a mulher encontrava-se abrigada com o filho. Após a saída da polícia, o homem fez os disparos.

PM RETORNOU

Durante novo deslocamento da equipe policial ao local dos fatos, a equipe foi abordada por um veículo, no qual o passageiro 24 anos, relatou sobre o ataque a tiros e que estaria se deslocando em direção ao hospital para receber atendimento já que estava ferido por causa de disparos de arma de fogo.

A equipe deslocou-se até o endereço que já era de conhecimento. “No local, foi visualizada a residência com diversas perfurações provenientes de disparos de arma de fogo, bem como janelas de vidro quebradas e inúmeros locais com sangue pelo chão e pelas paredes”.

Vizinhos informaram que havia pessoas feridas na mata próxima, as quais teriam fugido para se abrigar dos disparos. Após verbalizar: “É a Polícia Militar que está aqui, tem alguém aí?”, os policiais ouviram choro e pedidos de socorro. A equipe identificou uma mulher de 25 anos, a qual estava com o filho no colo, já sem sinais vitais.

MÃE FUGIU COM FILHO PARA O MATO

Segundo a vítima, durante o ataque armado à residência dos familiares, em meio aos disparos, ela retirou-se do interior do imóvel carregando o bebê de nove meses de idade e correu em direção à área de mata existente nas proximidades, com o objetivo de preservar a própria vida e a do filho.

“Tal conduta ocorreu em contexto de pânico, fuga e risco iminente, diante da continuidade dos disparos efetuados pelos autores”. A equipe, ao visualizar o bebê sem sinais vitais, de imediato fez manobras de reanimação com massagem cardíaca, porém não obteve êxito nas tentativas.

No entanto, segundo a PM, não há constatação de forma preliminar, de indícios de disparos de arma de fogo no corpo do bebê. As circunstâncias e a causa da morte ainda serão devidamente apuradas pelos órgãos competentes.

APREENSÕES

Durante o processo de isolamento, a equipe recebeu informações de vizinhos de que o possível autor de 28 anos, teria efetuado uma ligação para um dos familiares dizendo: “Eu vou no hospital terminar o serviço”.

Então a PM fez contato com a equipe da Polícia Civil para resguardar a integridade das vítimas e funcionários do local. Foi acionado demais equipes de área, e as equipes encontraram um veículo abandonado em meio à mata.

Na residência do pai de um dos suspeitos, a equipe apreendeu armas de fogo, aparelho telefônico e cartões de memória das câmeras de segurança do local, sendo conduzido para maiores esclarecimentos um homem de 53 anos, juntamente com o veículo utilizado no transporte do atirador. O carro foi apreendido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis.

Posteriormente, a Patrulha Rural, auxiliou as vítimas que foram levadas ao hospital foram identificadas: um adolescente de 11 anos atingido por um disparo de calibre 12 na perna, um homem de 34 anos atingido por um disparo nas costas e no antebraço, um menino de sete anos atingido por estilhaços na região dos olhos, duas mulheres de 29 e 32 anos, uma menina de 11 anos e um jovem de 24 anos.

Foram localizados quatro estojos de pistola nove milímetros, 15 estojos de calibre 12, oito buchas, 12 chumbos não identificados e três projéteis de alma raiada, os quais foram recolhidos para análise. “Ante o exposto, as vítimas que ainda se encontravam no local foram encaminhadas para realização de laudo de lesões corporais e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil para adoção das providências cabíveis”.

As equipes da Polícia Militar seguem em buscas contínuas para localizar os envolvidos e esclarecer integralmente os fatos. O Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava recolheu o corpo da criança para identificação oficial.

(*Reportagem atualizada às 16h21 para inclusão de informação)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.