22/08/2023
Economia

Magazine Luiza estuda futuro do Baú da Felicidade em Guarapuava

imagem-27028

O anuncio feito ontem (13), através de nota oficial, da compra das lojas do Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos, pela Magazine Luiza, foi recebida com surpresa pelos funcionários da loja do Baú em Guarapuava. De acordo com o gerente da loja, Josenilson Marcondes de Souza, o comunicado da venda foi feito ontem a todas as filias da loja no Brasil. “Ainda estamos aguardando uma definição, mas todas as informações vêm da matriz”, enfatiza o gerente. A loja do Baú em Guarapuava possui 18 funcionários.
Por outro lado, segundo o gerente da Magazine Luiza, João Brasil, a rede está estudando três possibilidades para a loja do Baú em Guarapuava. Na primeira, a loja seria transformada numa loja virtual. “Esse caso não serve ainda para o porte de Guarapuava e não deve ser implantado”, diz o gerente. Na segunda possibilidade, a loja do Baú seria transformada numa loja de departamentos. “Há um grande mercado a ser explorado nos ramos de brinquedos e presentes, por exemplo. Esta á a possibilidade que pode ter mais chances de ser aplicada no município”, explica João.
A terceira e mais drástica possibilidade é o fechamento definitivo da loja do Baú em Guarapuava e a demissão dos 18 funcionários. “Ainda é cedo para dizer com certeza, pois as medições e levantamento de todo o estoque de todas as lojas ainda estão sendo realizados. A empresa não tem como prática a demissão de funcionários, mas sim o seu treinamento e remanejamento para as outras lojas”, conclui o gerente.
 
O negócio
 
O acordo envolve 121 lojas da rede, sendo 80 no Paraná, 40 em São Paulo e uma em Minas Gerais, e a transação deve ser concluída até o dia 31 de julho.
A rede Magazine Luiza informou que a aquisição das lojas do Baú reforça a “estratégia de consolidação da sua presença nos mercados de atuação, com destaque para o fortalecimento das operações no Paraná e na região metropolitana da São Paulo. Atualmente o Magazine Luiza possui 611 lojas espalhadas em 16 estados. No Paraná são 41 lojas.
Com a aquisição, o Magazine Luiza aumenta sua área total de vendas para 46 mil metros quadrados, expansão de 11%. No documento, no entanto, a empresa informa que a fusão ou o fechamento de lojas pode acontecer. Outro objetivo da aquisição, segundo o comunicado, é a expansão das lojas virtuais da rede Magazine Luiza.
“Parte das lojas adquiridas, principalmente no Paraná, deverão ser convertidas em lojas virtuais, reforçando também a estratégia do Magazine Luiza de investimento nesse canal de vendas, com elevada produtividade e menor necessidade de capital de giro”, informou a empresa.
O anúncio da compra acontece dez dias depois do encerramento da oferta pública de ações do magazine Luiza. Foram distribuidas 55 milhões ações ordinárias, com captação de R$ 886 milhões.
O Magazine Luiza foi fundado em 1957 e tem como seu público alvo a classe C. Em 2010, a rede adquiriu a Lojas Maia, com atuação nos estados do Nordeste.
Já o Baú da Felicidade, há mais de 50 anos no mercado, era baseado na aquisição do Carnê do Baú, mas em 2006 passou a atuar no varejo de móveis e eletrodomésticos. Em 2009, adquiriu as redes Dismar e Markoeletro (marca Dudony), com grande presença no Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.