*Reportagem com áudio/Raphael Costa com a colaboração de João Paulo Machado/Agência Rádio Mais
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), declarou, nesta quinta (11), que o Plenário da Casa concluirá a votação da reforma da Previdência, com a análise do texto em segundo turno, ainda nesta semana.
Conforme o placar, aprovado em primeiro turno, o texto contou com 379 parlamentares contra 131. Foram 71 votos a mais do que o mínimo necessário, de 308 votos. O resultado alcançado na noite desta quarta (10) foi considerado expressivo pelo presidente da Câmara.
E, por isso, os parlamentares favoráveis à reforma apostam todas as fichas na aprovação do texto até o final desta semana. Entre eles, está a líder do governo no Congresso, deputada Joice Halssemann (PSL-SP).
Para que a aprovação seja concluída ainda nesta semana, a Câmara precisa finalizar a análise dos destaques, que são as propostas de alteração a trechos do texto principal. Depois a PEC volta para análise da comissão especial da Câmara. Lá deverá ser aprovada a redação para o segundo turno de votação.
No Plenário mais uma vez, o texto da reforma da Previdência vai precisar de 308 votos favoráveis. E a seguir ao Senado Federal. Conforme a Rádio Mais, entre as principais mudanças previstas na reforma, estão o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria, de 65 anos para homens, e 62 para mulheres.
O tempo de contribuição previsto é de ao menos 15 anos para as trabalhadoras e de 20 para os trabalhadores. Em relação ao setor público, esse período será 25 anos para ambos os sexos.