Por Ana Beatriz Rosa, do HuffPost Brasil
Rio de Janeiro – Ela tem apenas 19 anos e está prestes a conquistar um recorde inusitado.
A artista Luna Buscchinelli vai inaugurar nesta sexta (16) o maior mural de grafite do mundo já realizado por uma mulher e irá apresentá-lo ao famoso livro dos recordes Guinness Book.
Com 2.500 m², a obra 'Contos' foi realizada no Rio de Janeiro, no muro da Escola Municipal Rivadávia Corrêa.
Na parede é possível ver uma mulher que ajuda duas crianças a ler. Segundo a artista, mais do que um recorde, o mural é um lembre e um agradecimento as mães e professoras.
"Essa obra não se trata apenas de um recorde, mas de empoderamentos: da mulher, da mãe solteira que cria seus filhos sozinha, da luta dos professores, dos alunos, da família brasileira que depende do sistema público de educação. Acredito que estou conseguindo chamar a atenção para a escola e para essas realidades que a cercam."
Quem caminha entre a Candelária e a Central do Brasil consegue perceber de longe as personagens cheias de cor de Luna.
A ideia do projeto foi do produtor Pagu, responsável por fazer acontecer o famoso corredor de grafites do Boulevard Olimpíco na capital carioca.
Tanto o Boulevard quanto a pintura de Contos estão relacionados a um projeto ainda maior: o Rio em Cores.
A ideia é que seja inaugurada na cidade outros 20 grandes painéis de grafite, totalizando mais de 10 mil metros quadrados de arte espalhada na cidade.
Outro projeto, o Rio Big Wals (Rio Grandes Muros, em tradução literal), da Secretaria Municipal de Cultura, também está em sintonia com o trabalho de Buscchinelli e Pagu.
"A meta é que o Rio figure no ranking das cidades onde o grafite se converteu em patrimônio cultural, como São Paulo, Nova York, entre outras", argumenta a secretária Nilcemar Nogueira em entrevista ao O Globo.