22/08/2023



Economia Guarapuava

Maioria da clientela vai comprar on-line, mostra pesquisa da Faciap

De acordo com a pesquisa, 57% dos entrevistados pretendem fazer compras pela Internet durante a 'Black Friday'

Black Friday (Foto: Acig)

As compras em lojas virtuais prometem ser a tendência da Black Friday deste ano. De acordo com  pesquisa feita pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), 57% dos entrevistados pretendem fazer compras pela internet. Outras 33% desejam comprar em lojas de rua e 10% vão comprar em shopping.

Marcada oficialmente para 24 de novembro, a promoção no entanto, já movimenta lojistas desde os primeiros dias deste mês. Conforme a pesquisa feita pelo ‘DataCenso’ foram entrevistados 605 consumidores em sete cidades do Paraná. Em Guarapuava 81 pessoas foram entrevistadas.

De acordo com a pesquisa local, 20% da clientela guarapuavana têm a intenção de comprar roupas, 18% vão comprar TVs e eletroportáteis. Já, 17% pretendem comprar refrigeradores e eletrodomésticos e 15% pretendem comprar celulares/tablets.

A maioria dos entrevistados planeja gastar mais do que no ano passado (31%), enquanto 22% tem a intenção de manter o mesmo nível de gastos e 25% planeja gastar menos. Além disso, Guarapuava se destaca como a terceira cidade com o valor médio mais elevado. Atinge a média de 1.388,87.

DICAS

Para auxiliar os lojistas a atingir as metas de vendas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), preparou algumas dicas: tenha honestidade em relação aos descontos; conheça o público-alvo; pesquise sobre as vendas do setor de atuação; planeje o treinamentos e capacitações aos colaboradores com antecedência.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo