22/08/2023
Economia

Maioria dos consumidores vai usar 13º para pagar dívida, diz Anefac

Com a chegada do 13º salário, a maioria dos consumidores (62%) pretendem utilizar o dinheiro para pagar dívidas já contraídas, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada nesta segunda-feira (11). O aumento é de 1,64% sobre 2012.

"Isto demonstra que a redução da atividade econômica e inflação mais elevada aumentou o endividamento dos consumidores", diz o levantamento.

Quanto ao número de consumidores que pretendem utilizar o 13º para a compra de presentes, o percentual caiu de 16%, em 2012, para 14% no ano seguinte, uma variação de 12,5%, "demonstrando maiores dificuldades e preocupações  com os gastos neste ano".

Neste ano, os produtos que mais atrairão os recursos do 13º salário serão celulares com 74%, roupas com 70% e eletroeletrônicos com 68%. Segundo a pesquisa, alguns segmentos de compras apresentaram uma redução na intenção de gastos dos consumidores como eletrônicos, linha branca e informática, "demonstrando uma maior cautela e redução de gastos dos consumidores.

Quanto aos gastos, a pesquisa indica que 80% dos consumidores pretendem gastar no Natal até R$ 500, contra 76% em 2012. Já 20% dos consumidores pretendem gastar no Natal mais de R$ 500 contra 24% em 2012. "As maiores elevações com crescimento de 9,09% de 2012 para 2013 se deram entre os consumidores que pretendem gastar até R$ 100, seguindo-se daqueles que pretendem gastar entre R$ 100,00 e R$ 200,00 com um crescimento de 7,69%."

As maiores queda ocorreram entre os consumidores que pretendem gastar entre R$ 1.000 e  R$ 2.000 (25%), seguindo-se daqueles que pretendem gastar entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 com uma queda de 15,38%.

Quanto à forma de pagamento, foi verificado aumento de 1,30% no número de consumidores que pretendem utilizar recursos próprios para as compras de natal e uma redução de 4,41% no número de consumidores que deverão utilizar cheques pré-datados. A grande maioria dos  consumidores (81%) deverão utilizar cartões de crédito para as compras de Natal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.