Por Cristina Esteche, com Sanepar
A Sanepar continua alertando as pessoas de Guarapuava e de municípios da região para que economizem água. Em alguns municípios, como é o caso de Cantagalo, o abastecimento está normal, mas mesmo assim é preciso conter o uso porque o sistema de reservação encontra-se na média.
Em Candói, está sendo retomado o abastecimento gradativamente. Segundo a Sanepar, 90 % do sistema estão abastecidos. Porém, a população precisa colaborar já que na localidade de Lagoa Seca não há água por causa de frequentes quedas de energia.
No município de Foz do Jordão o abastecimento está interrompido. Equipes trabalham ininterruptamente para regularizar a situação.
O abastecimento também continua interrompido em Guarapuava. No distrito de
Palmeirinha o fornecimento de água é parcial e há problemas de energia elétrica.
Em Laranjeiras do Sul a cidade está sendo abastecida, mas pode faltar água durante a tarde.
No município de Marquinho a queda de energia também prejudica o abastecido que encontra-se interrompido. Foi aberto chamado desde sábado (07) junto à concessionária de energia elétrica.
Em Nova Laranjeiras também a população se ressente com a falta de água. A previsão para restabelecimento é a partir das 17h00 de hoje. No município de Pinhão o abastecimento é somente para o hospital e delegacia. O restante da cidade está desabastecido.
Em Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu a população também está sem água. Segundo a Sanepar, Espigão é atendido pela Estação de Tratamento de Quedas do Iguaçu. Nesse local, o volume do rio está diminuindo; as equipes já tiveram acesso à captação e estão lavando equipamentos e oquadros de comando, para depois secar em estufa. Há informação de que a prefeitura está distribuindo água de poços artesianos.
Cerca de 30% de Reserva do Iguaçu estão sendo abastecidos por poço. A estrada de acesso à captação da Sanepar continua interditada. Equipes estão tentando abrir acesso por outra via para chegar ao local e avaliar a situação.
Já em Rio Bonito do Iguaçu o tratamento foi reiniciado às 14h00 e o reabastecimento está acontecendo gradativamente.
Em Turvo foi instalada uma bomba às 13h00. O tratamento foi iniciado após a instalação da bomba e abastecimento retomado logo em seguida, gradativamente. Cerca de 50% do sistema estão abastecidos. Segundo a Sanepar, houve rompimentos de rede por causa da pressão da água, mas já estão sendo consertados.
Em Virmond o sistema está sendo reabastecido e deve normalizar ainda na tarde desta segunda.