22/08/2023
Esportes

Mais de 140 crianças praticam basquete

imagem-3717

Em Pinhão mais de 140 crianças, meninas e meninos entre 8 a 14 anos praticam basquete três vezes por semana. Os treinos são realizados no Ginasião às terças, quintas e sábados. Além da escolinha de basquete, as equipes masculina e feminina de Pinhão, também têm se destacado na modalidade e conquistado títulos. Esses atletas são treinados pelo técnico José Maria Lima Oliveira, mais conhecido como Zé Maria, que foi jogador por 12 anos e trabalha com a modalidade há sete anos.
Para ele o trabalho de base é muito importante. “Praticar esporte é sempre bom, nosso objetivo não é formar atletas de alto nível, mas sim cidadãos melhores, porém é nas escolinhas que surgem os talentos e onde a gente começa a perceber o potencial de cada jogador”, disse ele.
Das escolinhas surgem destaques como Lucas Sobanski, 13 anos. Ele joga há dois anos e escolheu o basquete como esporte incentivado pelos amigos. “Meus amigos jogavam, me convidaram e acabei gostando. Pretendo seguir em frente e quem sabe jogar pra fora, e competir em campeonatos”, declarou.
Elisandra Martins, 14 anos também foi influenciada pelas amigas e acabou se tornando jogadora de basquete. Para ela a inspiração vem das atletas mais velhas. “No começo treinava com as mulheres adultas e me inspirava nelas para melhorar meu jogo”, disse. Atualmente os treinos estão focados no Campeonato Sub-12 e 14 da Federação Paranaense de basquetebol que acontecerá dia 20 de março no município de Pérola do Oeste.
A equipe masculina em 2008 ficou em 4º lugar no Jarcans, foi campeão na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná, ficando entre as dez melhores equipes do Estado. Foi bronze nos Jogos da Juventude e também na Liga Suldoeste, inclusive com o cestinha da competição, o jogador Robinho que fez 192 pontos. A equipe feminina não fica atrás. Formada em 2003, é tri-campeã do Jarcans, título conquistado no ano passado, e vice-campeã na Liga Suldoeste.
Para o técnico, o basquete pinhãoense cresceu muito e hoje é respeitado. “Com o tempo você cria uma identidade e hoje o Pinhão é respeitado dentro da modalidade”, disse.
Robson Bonfim Ribas, 23 anos, o Robinho é um dos jogadores mais antigos, ele começou a jogar com 12 anos e não parou mais. Já integrou equipes de Guarapuava, Coronel Vívida, Irati, Laranjeiras do Sul e outros municípios.
Ele conta que já participou de 59 jogos e que pretende continuar jogando por pelo menos mais cinco anos. Há nove meses Robinho começou a auxiliar o técnico José Maria no treinamento das crianças. “Meu vínculo com o basquete é muito forte, seja jogando ou ajudando nos treinamento eu gosto muito. O grupo acaba sendo uma segunda família”, afirma o atleta. Para ele vencer o Jarcans é uma obrigação. “Ano passado tivemos algumas dificuldades, e esse ano nosso foco é ser campeão e ficar entre as melhores equipes do Paraná”, garante. Foto: Vencer os Jarcans é a meta do time masculino
Fonte:Fatos do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.