22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Mais de 1,6 mil produtores rurais poderão ter o Cad-Pro cancelado

De acordo com as informações, os cancelamentos devem ocorrer por inadimplência de atualização do cadastro e na devolução de notas fiscaisa

nota-do-produtor-2-scaled

Cadastro é essencial para os negócios (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava informou que a Receita Estadual do Paraná, poderá cancelar o Cadastro de Produtor Rural (Cad-Pro) de mais de 1,6 mil agricultores de Guarapuava. Isso deve ocorrer por inadimplência de atualização do cadastro e na devolução de notas fiscais. O alerta está sendo feito pelo diretor do departamento da Nota do Produtor, Ueudes Mota. Ele esclarece aos produtores que sem o cadastro conhecido como Cad-Pro, os produtores não conseguem comercializar a produção.

Desse modo, ele explicou que o cadastro do produtor é essencial para o negócio, sem a nota fiscal o produtor fica impossibilitado de emitir novos documentos fiscais. “Além disso, o CPF do produtor ficará com restrições, não podendo vender seus produtos primários. Isso porque não conseguirá retirar as notas para efetuar as entregas e nem comprar insumos com o desconto que o CAD/PRO fornece”.

Por fim, ainda segundo o diretor do departamento de Notas, além do cancelamento o produtor terá que pagar uma multa de R$ 106 por cada nota não entregue. “Para regularizar o cadastro, o produtor deve se dirigir ao Departamento de Nota do Produtor que fica junto a Secretaria Municipal de Agricultura de Guarapuava. Assim, justificar a falta de comercialização, apresentando as notas pendentes, documentos pessoais e documentos da área documentação atualizada”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo