Da Redação
Guarapuava – A luta não para e certamente a maior batalha é conscientizar a população da seriedade do assunto. Para isso mais de 200 agentes da Secretaria de Saúde do município, fora os voluntários de outras tantas secretarias saem as ruas no Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Mesmo com a forte chuva deste sábado (27), a equipe não encerrou o trabalho de limpeza e conscientização junto a população em alguns bairros da cidade. A ação faz parte de um planejamento de atividades para que o mosquito não se prolifere. “Nossa intenção é passar em mais de 80% das residências de Guarapuava até esta segunda feira (29). Estamos mostrando para a população que o mosquito é perigoso e com este tempo chuvoso o cuidado deve ser redobrado”, destaca a diretora da divisão da Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade.
Ana Paula Rodrigues de Oliveira, moradora do bairro Primavera, fez a limpeza de todo o terreno com medo de que alguém de sua família seja picado pelo mosquito. No Dia D, a equipe esclareceu algumas dúvidas da moradora e ensinou como fazer para não acumular água em nenhum lugar da casa. “Essa semana mesmo eu limpei atrás da geladeira, porque elas me falaram que lá acumulava água. A gente tem que cuidar muito, porque ninguém quer ficar doente”, enfatiza Ana Paula.
Além das atividades de conscientização, outras frentes de trabalho buscam eliminar possíveis focos do mosquito. Desde sexta feira (26), equipes da Surg, Secretaria do Meio Ambiente Saúde e Secretaria de Obras realizam trabalho de limpeza nos bairros Paz e Bem, Jardim das Américas, São Vicente e Vila Carli. Há máquinas limpando terrenos baldios e calçadas que estão com muita sujeira. “Penso que não adianta a Prefeitura mobilizar máquinas e funcionários se cada um não se conscientizar do seu dever. Ficar dependendo do poder público para resolver é ignorância. Esta é uma luta de todos e acredito que enquanto não começarem a multar os donos de terrenos que não realizam limpeza, não multar e mexer no bolso de gente que não está nem aí com nada, pouco vai resolver, porque o que impera, infelizmente, é a ignorância e o desleixo. Depois acontece de um filho, um parente ficar doente, é culpa de todo mundo, menos dele”, desabafa Elizabete Mendes Souza, de 52 anos, moradora do bairro Conradinho.
O Prefeito Municipal, Cesar Silvestri Filho, acompanhou o Dia D neste sábado e fez questão de auxiliar na conscientização. “A Prefeitura está trabalhando com todas as possibilidades para eliminar os focos da doença. É preciso também que as pessoas iniciem um trabalho dentro das residências, para que Guarapuava fique livre do mosquito. A batalha deve ser travada por todos, só assim ressultará”, afirma.
A ação ainda terá atividades durante todo este domingo (28), mesmo com chuva, em alguns bairros da cidade e segue também com ações na segunda feira. No dia seguinte, terça feira (01), as equipes da Vigilância epidemiológica retornam para todas as residências já visitadas para reforçar as medidas de combate.