22/08/2023



Geral Guarapuava

Mais de 200 pessoas marcam presença no Caminhos da Soja

imagem-140977

 Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – O Sindicato Rural de Guarapuava sediou na noite de terça feira (29) o evento Caminhos da Soja, promovido pela Aprosoja Paraná, com o apoio da Aprosoja Brasil e patrocínio da Syngenta. Mais de 200 pessoas prestigiaram o evento, que aconteceu no anfiteatro da entidade sindical. Foram abordados temas como clima, doenças da soja, manejo consciente, política e economia brasileira.

“Nesta 4ª edição, não estamos discutindo apenas a parte técnica, pois o que também está nos preocupando é o cenário político que estamos vivendo no Brasil, que afeta diretamente o campo”, ressaltou o presidente da Aprosoja Paraná, José Sismeiro.

Ele comentou que o Caminhos da Soja vem buscando conscientizar o produtor para que, diante da proximidade das eleições, procurem eleger representantes políticos que ajudem a melhorar a situação do agronegócio. “É necessário buscar pessoas, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal que possam defender a nossa classe. Precisamos de políticos que resolvam, da melhor maneira possível, os problemas de tributação, defensivos, questões trabalhistas. Precisamos de políticos que nos entendam”, ressaltou.

A programação contou com as palestras técnicas sobre clima, ministrada por Expedito Rebello (INMET Brasília); Doenças da Soja e Manejo de Resistência, com o professor Lucas Navarini e apresentação do Programa Manejo Consciente, com o coordenador de Marketing Campo da Syngenta, Adilson Silvestre Minikowski.

A apresentação do evento ficou por conta do jornalista João Batista Olivi, que também pontuou sobre questões econômicas, falando principalmente da recuperação do mercado brasileiro em nível mundial.

Este ano, o Caminhos da Soja tem como rota Ponta Grossa, Guarapuava, Toledo, Guaíra e Bandeirantes. O evento conta também com o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo