Mais de 300 famílias participam semanalmente da Feira Solidária do Residencial 2000. Nessa quinta (19), elas puderam receber alimentos produzidos pela agricultura familiar em troca de produtos recicláveis.
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, por semana, a Feira arrecada em torno de quatro toneladas de material reciclável. Em contrapartida, distribui em torno de três toneladas de alimentos, para mais de 500 famílias. Para a moradora Thaíse Borba, a feira beneficia muitas pessoas.
Eu acho que essa feira foi a melhor coisa que aconteceu, pois beneficia muitas pessoas que precisam. A troca de recicláveis por alimentos me ajuda no cuidado com minha família.
A Feira Solidária é uma ação feita pela Secretaria da Agricultura, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Central de Associações Rurais de Guarapuava (Carmug). Atualmente o Programa dispõe de R$ 1,2 milhão em recursos próprios, que são usados na compra dos produtos.
BENEFICIÁRIOS
De acordo com Luciano Werner, coordenador da Feira Solidária no início, a regra do Programa era que, para cada cinco quilos de materiais recicláveis, a pessoa recebessem um quilo de alimento. “Mas com a pandemia, o prefeito pediu para que isso fosse desconsiderado, pois o mais importante era alimentar a população da nossa cidade”.
Assim, no Residencial 2000 cerca de 300 famílias são atendidas. A prefeitura destina os alimentos que sobram ao Albergue Noturno ou aos hospitais Santa Tereza e São Visconde de Paulo. Mais de 20 itens fazem parte da cesta oferecida semanalmente às famílias em troca de materiais recicláveis. Feijão, pão, cenoura, cebola, abóbora, mandioca, couve-flor, alface e repolho são alguns dos produtos que compõem a feira.
Conforme o assessor administrativo da Carmug, Leo Acir Ferri, a Feira é feita na parte da tarde, porque os produtores fazem a colheita pela manhã. Desse modo, podem oferecer os alimentos ainda frescos para os consumidores.
LOCAIS
Há também feiras nos bairros Jardim das Américas, Colibri, Vila Karen, Adão Kaminski e Boqueirão. Além do Residencial 2000 (Bosque), Residencial 2000 (Morar Melhor), São João, Xarquinho e nos distritos de Entre Rios – Colônia Vitória (Vila Abigail), Guará e Palmeirinha.
Por fim, neste ano, outros três bairros serão incluídos no Projeto. A programação da Feira Solidária ocorre todas as semanas. Um carro de som faz a divulgação no bairro no dia em que a feira ocorre. Grupos de WhatsApp também informam.
Leia outras notícias no Portal RSN.