22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Mais de 300 famílias participam da Feira Solidária do Residencial 2000

2000

As famílias trocam materiais recicláveis por mais de 20 itens (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Mais de 300 famílias participam semanalmente da Feira Solidária do Residencial 2000. Nessa quinta (19), elas puderam receber alimentos produzidos pela agricultura familiar em troca de produtos recicláveis.

Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, por semana, a Feira arrecada em torno de quatro toneladas de material reciclável. Em contrapartida, distribui em torno de três toneladas de alimentos, para mais de 500 famílias. Para a moradora Thaíse Borba, a feira beneficia muitas pessoas.

Eu acho que essa feira foi a melhor coisa que aconteceu, pois beneficia muitas pessoas que precisam. A troca de recicláveis por alimentos me ajuda no cuidado com minha família.

A Feira Solidária é uma ação feita pela Secretaria da Agricultura, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Central de Associações Rurais de Guarapuava (Carmug). Atualmente o Programa dispõe de R$ 1,2 milhão em recursos próprios, que são usados na compra dos produtos.

BENEFICIÁRIOS

De acordo com Luciano Werner, coordenador da Feira Solidária no início, a regra do Programa era que, para cada cinco quilos de materiais recicláveis, a pessoa recebessem um quilo de alimento. “Mas com a pandemia, o prefeito pediu para que isso fosse desconsiderado, pois o mais importante era alimentar a população da nossa cidade”.

Assim, no Residencial 2000 cerca de 300 famílias são atendidas. A prefeitura destina os alimentos que sobram ao Albergue Noturno ou aos hospitais Santa Tereza e São Visconde de Paulo. Mais de 20 itens fazem parte da cesta oferecida semanalmente às famílias em troca de materiais recicláveis. Feijão, pão, cenoura, cebola, abóbora, mandioca, couve-flor, alface e repolho são alguns dos produtos que compõem a feira.

Conforme o assessor administrativo da Carmug, Leo Acir Ferri, a Feira é feita na parte da tarde, porque os produtores fazem a colheita pela manhã. Desse modo, podem oferecer os alimentos ainda frescos para os consumidores.

LOCAIS

Há também feiras nos bairros Jardim das Américas, Colibri, Vila Karen, Adão Kaminski e Boqueirão. Além do Residencial 2000 (Bosque), Residencial 2000 (Morar Melhor), São João, Xarquinho e nos distritos de Entre Rios – Colônia Vitória (Vila Abigail), Guará e Palmeirinha.

Por fim, neste ano, outros três bairros serão incluídos no Projeto. A programação da Feira Solidária ocorre todas as semanas. Um carro de som faz a divulgação no bairro no dia em que a feira ocorre. Grupos de WhatsApp também informam.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo