22/08/2023
Geral

Mais de 38 mil veículos foram notificados em Guarapuava em 2013, aponta levantamento

Um levantamento realizado pelo tenente José Heron Goulart, do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, aponta que em 2013 foram realizadas mais de 38 mil notificações de trânsito. De acordo com o tenente, o número é considerado excessivo para o município. Heron destaca ainda que o alto número de notificações comprova que há fiscalização, mas o que segue é o desrespeito de alguns motoristas. “Fiscalização existe, o que falta é educação para muitos motoristas, que devem seguir as leis de trânsito”.

Notificações de trânsito em Guarapuava no ano de 2013:

ESTACIONAR EM LOCAL/HORARIO PROIBIDOS PELA SINALIZACAO

1.709

ESTACIONAR EM DESACORDO COM A REGULAMENTACAO

1.567

ESTACIONAR VEIC NO PASSEIO, FAIXA DE PEDESTRES, ETC

341

ESTACIONAR EM LOCAL/HORA COM SINALIZ PROIBIDO PARADA/ESTAC

338

ESTACIONAR DIANTE GUIA REBAIXADA ENTRADA/SAIDA VEICULOS

146

ESTACIONAR AO LADO DE OUTRO VEICULO(FILA DUPLA)

54

ESTACIONAR O VEICULO NA CONTRAMAO DE DIRECAO

39

ESTACIONAR JUNTO PONTO EMB/DESEMB TRANSPORTE COLETIVO

34

ESTACIONAR A MENOS DE 5M DO ALINHAMENTO DA VIA TRANSVERSAL

34

ESTACIONAR EM DESACORDO COM O ESTABELECIDO PELO CODIGO

4

ESTACIONAR AFASTADO DA GUIA A MAIS DE 1M

4

ESTACIONAR NO CRUZAMENTO PREJUDICANDO CIRC VEIC/PEDESTRES

3

Soma das notificações relacionadas a estacionamento

4.273

Total das notificações do município

12.027

Total das notificações em Guarapuava (PRF, PRE, 16BPM e Guaratran)

38.263

Fonte:Detran PR

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O levantamento realizado pelo tenente Heron será apresentado durante a Audiência Pública que discutirá o trânsito municipal. Marcada para a próxima quinta feira (20), às 19 horas, no plenário da Câmara, a proposta era debatida desde o segundo semestre do ano passado e fora idealizada pelo presidente do Legislativo, vereador Edony Kluber (PSD).

Os detalhes foram definidos após várias reuniões entre o parlamentar citado com diversas entidades locais, como Ministério Público, Guaratran (Departamento de Trânsito de Guarapuava), 16º Batalhão de Polícia Militar e Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava).

De acordo com Kluber, os objetivos da iniciativa são discutir a área com a sociedade, na busca de alternativas que culminem em melhorias em infra-estrutura, educação e segurança no trânsito. “Percebemos um crescimento exacerbado no número de veículos no município, acarretando em trafego intenso, em horários de pico, além de um maior número de acidentes. Esta é uma questão que precisa ser debatida com urgência, portanto convido toda a população para nos ajudar a solucioná-la”, argumentou Kluber.

Para as falas iniciais, os nomes confirmados são do chefe do Guaratran, Cesar Ramão Sanches, que abordará questões técnicas sobre o trânsito; da promotora Carolina Chiamulera, com foco em pontos jurídicos; além do Procurador do Município, Fábio Decker; e do conselheiro do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito do Paraná) Marcelo Araújo.

Deve-se ressaltar que, após tais explanações, a palavra será aberta ao público, que realizará perguntas, apontamentos e sugestões, colaborando com melhores encaminhamentos ao término da Audiência.

Profissionais ligados ao setor, lideranças políticas e toda a comunidade estão convidados para participarem do evento.

SERVIÇO

Evento: Audiência Pública Transito Municipal

Quando: Quinta-feira (20)

Horário: 19 horas

Onde: Câmara Municipal de Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.